Aprendendo a empreender

[del.icio.us] [Digg] [Facebook] [Google] [Technorati] [Twitter]

O Brasil ocupa a 121ª posição no ranking de ambientes empresariais globais, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial em 2012: um dado estranho para o país que é considerado a 6ª maior economia do mundo.

De acordo com Wesley Batista, presidente da JBS, para um texto publicado no Estadão, a mão de obra nacional possui baixas perspectivas e falta de preparo.

Qual seria a solução para o nosso problema? Será que se nos educássemos, desde pequenos, com mais lições de inovação e empreendedorismo, o nosso país estaria mais propício para o surgimento de novos negócios?

Empreendedores necessitam de uma série de qualidades para lidar com seus projetos, tais como a perseverança, a criatividade e a capacidade de construir relacionamentos. Em um artigo escrito para a revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, Marcos Hashimoto considera que diversas destas características são inatas, mas que técnicas, ferramentas e conhecimento podem ser adquiridos em sala de aula. Desta forma, mesmo que uma pessoa não nasça com grande capacidade de fazer amigos, com a devida educação, ela poderia passar a se relacionar melhor com as pessoas.

Também devemos pensar que uma série de qualidades atribuídas aos empreendedores não são pré-requisitos. Para toda regra há uma exceção, ou várias. Quem nunca ouviu falar de Mark Zuckerberg, o reservado programador que co-fundou o Facebook?

Hashimoto conclui que o empreendedorismo se ensina sim, e que isto deve ser feito logo cedo, pois à medida que envelhecemos, ficamos mais rígidos para desenvolver novos hábitos. Por último, lança uma dica: se você identifica que há uma característica importante para o seu lado empreendedor que não possa desenvolver, é possível compensar a falta com uma competência na qual você se destaque.

O artigo de Marcos Hashimoto pode ser lido na íntegra neste link.

POSTS RELACIONADOS:

CAA Campus Aimorés

[del.icio.us] [Digg] [Facebook] [Google] [Technorati] [Twitter]

No dia 5 de dezembro, quarta-feira, o CAA Aimorés estará fechado das 13h às 16h.

As atividades normais serão retomadas após esse horário.

POSTS RELACIONADOS:

CAA Barro Preto

[del.icio.us] [Digg] [Facebook] [Google] [Technorati] [Twitter]

Dia 28/11, quarta-feira, não haverá atendimento no CAA Barro Preto no horário de 14h30 ás 16h30.

As atividades serão retomadas normalmente após este horário .

POSTS RELACIONADOS: