Projeto da FIEMG e UNA aproxima universitários da indústria mineira
 

Matéria

Projeto da FIEMG e UNA aproxima universitários da indústria mineira

30 / Agosto / 2022

A parceria entre a FIEMG e a Una, instituição que integra o Ecossistema Ânima, já resultou em 21 visitas técnicas de mais de 280 alunos da Una às unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Mina Gerais, durante o primeiro semestre de 2022. Algumas dessas ações aconteceram no SENAI Orlando Chiarini, em Pouso Alegre, no Sul do estado.

O analista de projetos educacionais da Gerência Educação e Tecnologia do SENAI, Mauro Dias, explica que o objetivo do projeto é proporcionar aos alunos de graduação uma experimentação das atividades práticas e da tecnologia da Indústria 4.0, nome dado ao um conjunto de sistemas avançados utilizados na produção e em modelos de negócios no Brasil e no mundo.

É algo como ‘mão na massa’ afim de tornar a aprendizagem dos alunos ainda mais significativa e, com isso, melhorar a qualidade dos futuros profissionais da UNA no mercado de trabalho”, ressaltou. Waleska Ribeiro, que também é analista educação do SENAI, vê a iniciativa como uma oportunidade de aproximar os universitários do ambiente industrial por meio das oficinas e de processos produtivos, “agregando valor na formação de profissionais qualificados para indústria mineira”, disse.

Estudantes do curso de engenharia mecânica conheceram de perto os processos de fabricação, como torneamento, fresamento e soldagem, conforme o instrutor de formação profissional do SENAI Eryson Fernandes, que conduziu as atividades na unidade de Pouso Alegre. “Os alunos possuem um embasamento teórico muito aprofundado e ter contato com esses fluxos produtivos na prática tornam esses conhecimentos ainda mais significativos. Isso enriquece demais o processo de ensino e aprendizagem. Com certeza, esses estudantes se destacarão como profissionais”, opinou o docente.

O contato com os alunos foi muito interessante. Eles se mostraram interessados em conhecer e entender como se dá cada processo de fabricação. É uma troca muito enriquecedora, pois eles trazem o conhecimento e, nas visitas, conseguem aplicá-los, comprovando conceitos e cálculos”, disse o instrutor ao se referir à convivência com os universitários nas visitas técnicas.

Além de Pouso Alegre, essas ações foram realizadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem (Centro 4.0), Divinópolis, Itabira, Sete Lagoas e Uberlândia, totalizando 12 unidades do SENAI.