A extensão universitária da Una como um ambiente de ensino aprendizagem
 

Matéria

A extensão universitária da Una como um ambiente de ensino aprendizagem

30 / Setembro / 2022

Artigo por Everton Luiz dos Santos – Diretor da Una Microrregião do Triângulo Mineiro e Goiás

 

A Constituição brasileira de 1988, no artigo 207, estabelece a fundamentação pedagógica do ensino superior em três pilares norteadores: ensino, pesquisa e extensão. Eles estão ligados entre si por uma recíproca dependência, em virtude de possuírem finalidades em comum. Isso significa caminhar para que a educação seja realmente integrada, envolvendo professores e alunos em uma criação e elaboração do conhecimento, com intuito de que a realidade seja aprendida e não somente reproduzida.

A característica de indissociabilidade e interdependência dos três pilares explica-se por dois fatores: primeiro, pelo fato de que o ensino está presente na formação do pesquisador e nas atividades extensionistas da instituição; e, por outro lado, porque a pesquisa está inserida na extensão e no próprio ensino por meio dos campos fecundos de investigação.

As atividades de extensão possibilitam novas dimensões do processo formativo, aproximando os alunos da realidade local e regional da área de abrangência da Instituição, alimentando os projetos de pesquisa e a construção de novos conhecimentos. Como reflexo deste processo educacional, teremos alunos mais ativos, questionadores e construtores de seu próprio conhecimento no processo de formação profissional.

Apesar das diretrizes de 1988, não existia, na prática, a obrigatoriedade de que a carga horária dos cursos de graduação incluísse pesquisa e extensão. Isso mudou com a Resolução n.º 7 do Conselho Nacional de Educação (CNE), de dezembro de 2018, que determina que as instituições de ensino superior têm até o final deste ano para implementarem, no mínimo, 10% da carga horária de seus cursos de graduação para a extensão universitária, estabelecendo critérios para que as atividades possam ser contabilizadas como extensão.

Em linha com as recomendações do Ministério da Educação e das Políticas Nacionais de Ensino, o Centro Universitário Una faz com que a extensão assuma um lugar de destaque no currículo integrado e na jornada de experiências do estudante, garantindo o princípio da indissociabilidade ‘Ensino-Pesquisa-Extensão’, contribuindo para uma educação focada no protagonismo do estudante e promovendo a efetiva transformação da sociedade e do país.

As atividades de extensão são inseridas como componentes curriculares, ou seja, fazem parte do percurso formativo que leva ao perfil do profissional formado em cada curso. Para nós, da Una, a extensão é essencial para que os estudantes coloquem em prática os aprendizados obtidos ao longo do curso universitário. É uma maneira valiosa de inserir os futuros profissionais em um cenário de completo desenvolvimento de suas habilidades, competências e conhecimentos, com a criação de impacto direto e imediato nas comunidades e, de quebra, contribuindo para a melhoria de nossa sociedade.

Todos os projetos de extensão são acompanhados e coordenados por professores e profissionais das respectivas áreas do conhecimento. Eles podem, ainda, atuar de modo interdisciplinar. Qualquer aluno universitário pode participar das atividades de extensão. Dependendo do projeto, há, inclusive, a possibilidade de receber uma bolsa-auxílio.

Entre as atividades de extensão universitária mais comuns, podemos citar: cursos, palestras, atendimentos e serviços de saúde, consultorias nas diferentes áreas do conhecimento, apresentações culturais, eventos esportivos e até mesmo atividades de ensino a distância. Essas atividades promovem a interação da comunidade em geral com os alunos envolvidos nos projetos, permitindo que eles entendam e fundamentem os aprendizados obtidos em sala de aula por meio de uma vivência prática.

Outra função bastante importante das atividades de extensão universitária é a elaboração e articulação de políticas públicas, por meio da participação da comunidade em fóruns, consultorias e núcleos específicos de atuação. Essa é uma maneira extremamente eficiente de a universidade cumprir o seu papel, devolvendo à sociedade todo o conhecimento e pesquisa ali gerados de maneira aplicada.

Conheça mais sobre a extensão universitária da Una por meio do site: www.una.br/extensao/