Una inaugura o 500º Núcleo de Apoio Fiscal do Brasil em parceria com a Receita Federal
 

Matéria

Una inaugura o 500º Núcleo de Apoio Fiscal do Brasil em parceria com a Receita Federal

30 / Novembro / 2022

A cerimônia aconteceu no dia 23 de novembro, na sede da UNA em Pouso Alegre

O Centro Universitário Una e a Receita Federal inauguraram nessa quarta-feira, (23), o 500º Núcleo de Apoio Fiscal – NAF no Brasil. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo YouTube, e pode ser conferida aqui. Com a inauguração do NAF da Una – que integra o Ecossistema Ânima, são 43 NAF nas instituições de ensino parceiras na região da Delegacia da Receita Federal no sul de Minas, que contempla 158 municípios.

Estiveram presentes na inauguração pela Una, o Diretor do Campus, Vinícius Vieira Costa, o Gerente de Campus, José Luiz Budai e a Coordenadora dos cursos de Gestão e Direito, Roberta Manfron de Paula. Pela Receita Federal, o idealizador do projeto NAF auditor-fiscal Clóvis Belbute Peres, o Delegado da Receita Federal no Sul de Minas, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa e outras autoridades da instituição.

Vinícius Vieira Costa, Diretor do Campus, afirma que “o acordo de colaboração técnica firmado junto a Receita Federal para a implementação do NAF na Una em Pouso Alegre é um grande passo em nossa história, porque traz novas possibilidades aos nossos docentes em explorar diversas ações.  De conteúdos em nossas unidades curriculares a projetos de extensão e pesquisa, focamos sempre na capacitação de nossos alunos, que veem o aprendizado acadêmico teórico na prática. Com isso, os estudantes dos cursos da área de Gestão e Direito aproximam-se da comunidade realizando atendimentos de diversos serviços voltados à população de baixa renda e empresas do terceiro setor”.

O delegado da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, também ressalta a importância do acordo: “O Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Receita Federal e a UNA vai propiciar aos alunos e professores o acesso a uma qualificação profissional diferenciada, por treinamentos presenciais e à distância ofertados pelos instrutores da própria Receita Federal. Assim, estes alunos poderão realizar atendimentos à população carente e ao microempreendedor individual (MEI), visando colocar em prática, em prol da sociedade, o conhecimento adquirido. Reforçamos que o principal objetivo do NAF é contribuir para a melhor formação do acadêmico e prover a comunidade hipossuficiente de um atendimento na área tributária, fiscal e, também, no comércio internacional, no caso específico do Microempreendedor Individual (MEI). Por isso, é necessário alinhar teoria e prática na formação profissional, buscando sempre capacitar este aluno para o mercado de trabalho”.

Parte importante desse projeto são os alunos. Para a aluna do curso de administração da faculdade, Thuska Louranne de Assis Palahares a abertura do NAF na Instituição é de grande valia para todos. “Nesse período acadêmico, de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e também profissional é preciso muito protagonismo e dedicação. Os serviços de apoio, junto com as orientações acadêmicas irão completar o desenvolvimento de nossas habilidades e competências. Tenho certeza que prestaremos serviço de excelência e inovador para comunidade”, declara.

Sobre o Naf

O NAF é um acordo de cooperação entre a Receita Federal e Instituições de Ensino que busca disponibilizar orientação tributária e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. O acordo é também importante elemento da prática profissional para os alunos de Ciências Contábeis, Administração, Direito, Relações internacionais, Ciências Econômicas e Comércio exterior.

O objetivo da Receita Federal com a implantação do NAF, em parceria com as instituições de ensino superior, como exemplo a Una, é promover uma melhor qualificação dos acadêmicos, disponibilizar a prestação de serviços tributários e fiscais aos contribuintes carentes e desenvolver a moral tributária e a cidadania na sociedade.

“O NAF traz benefícios para todos os parceiros envolvidos no projeto: a Receita Federal, a sociedade, a instituição de ensino e os alunos. A Receita Federal dissemina o conhecimento fiscal, contribuindo para a diretriz internacional de melhoria contínua de programas de assistência tributária. Os contribuintes que não têm acesso ao serviço de um profissional especializado no assunto conseguem obter orientação tributária e fiscal de forma gratuita. Os estudantes chegam mais capacitados ao mercado de trabalho. E as instituições de ensino formam melhores profissionais e aumentam o envolvimento com a comunidade”, reafirma Eduardo.