É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

– Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
– Estudantes com deficiência;
– Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda;
– Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa;

A inscrição, gratuita, é feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. O candidato deve informar o número de inscrição no Enem de 2017 e a senha mais recente usada no Enem.

Caso o candidato não se recorde do número de inscrição ou da senha do Enem de 2017, pode recuperá-los na página do Enem.

A renovação do Prouni é realizada todo o semestre, de acordo com as datas estipuladas pelo MEC. Você será chamado pela instituição de ensino para assinar o Termo de Atualização Coletiva de Usufruto da Bolsa Prouni. Os bolsistas do Prouni que tiverem rendimento abaixo do exigido, pela primeira vez, terão que realizar um pedido de reconsideração do benefício. Aqueles que tiverem o segundo baixo rendimento terão sua bolsa encerrada.

Após ter a sua bolsa cancelada, o aluno pode continuar matriculado na instituição e pagar as mensalidades do curso a partir do momento que a bolsa for cancelada. Compareça ao CAA do seu campus para realizar a assinatura do cancelamento.

O aluno Prouni seja integral ou parcial, deverá ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo, para manter a bolsa.

Um aluno que cursa quatro disciplinas em um período letivo, por exemplo, deverá ser aprovado em, pelo menos, três disciplinas, o que representa um percentual de aprovação de 75%. Caso seja aprovado em apenas duas disciplinas, poderá ter a sua bolsa encerrada, visto que totalizou somente 50% de aproveitamento.

Veja outros exemplos na tabela a seguir:

Os alunos que pela terceira vez, tiveram baixo rendimento terão sua bolsa encerrada a parir do boleto de maio. Eles serão informados, será realizado um comunicado, assim que a relação de alunos afetados for finalizada. Consulte mais informações no Manual do Bolsista Prouni

Você pode transferir sua bolsa do Prouni para outra instituição, curso, turno ou campus, a partir do segundo semestre como bolsista, de acordo com os critérios:

A instituição e o curso estejam credenciados no Prouni;

A instituição e o curso para o qual deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa;

Exista vaga no curso para você se transferir;

Transferência Externa: a Instituição aceita apenas transferência de bolsa parcial para curso de área afins (de acordo com a Tabela Capes) e mediante chave de transferência emitida pela Instituição de origem;

Transferência Interna: você não pode ter cursado mais de 75% do curso de origem (qual foi concedido a bolsa) e a permissão ocorre somente para transferência de curso para área afim (de acordo com a Tabela Capes).Importante: após realizar a transferência acadêmica (curso, campus ou turno), você deverá comparecer ao CAA do seu campus solicitando a regularização da sua ficha financeira, modificação da Bolsa e o termo para assinatura.

Para realizar a suspenção da bolsa do ProUni, você deverá comparecer o CAA do seu campus, realizar o trancamento da matrícula e solicitar a suspensão da bolsa por meio do protocolo “ProUni: suspensão/trancamento”. Após o deferimento do protocolo, você deve retornar novamente no CAA do seu campus para assinar o termo de Suspensão. Porém, o período suspenso conta como de efetiva utilização, sendo descontado do prazo máximo de utilização da bolsa, o que deve ser considerado antes do trancamento da matrícula e suspensão da bolsa.

Atenção! A bolsa poderá ficar suspensa por até 4 semestres e, caso você não retorne dentro deste prazo, a bolsa será encerrada. Para o encerramento da bolsa, você deverá procurar o CAA do seu campus e solicitar o cancelamento de sua matricula, por meio do protocolo “ProUni: encerramento”. Após o deferimento do protocolo, você deve comparecer no CAA do seu campus para assinatura do termo de Encerramento. Sendo assim, para suspensão da bolsa, você tem que solicitar o trancamento da matrícula. Para encerramento da bolsa, você precisa solicitar o cancelamento da matrícula.

As inscrições para o Prouni são feitas exclusivamente pela internet, no site do Prouni.

1º e 2º Chamada:

1 – Inscreva-se no site do ProUni, no período no período de 26 de junho de 2018 até as 23 horas e 59 minutos de 29 de junho de 2018, observado o horário oficial de Brasília – DF.
2 – Aguarde a divulgação da lista de pré-selecionados pelo MEC, que será divulgada no site do ProUni, nas seguintes datas:

Primeira chamada: 2 de julho de 2018.

Segunda chamada: 16 de julho de 2018.

O CANDIDATO pré-selecionado deverá comparecer à respectiva IES para comprovação das informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas:

Primeira chamada: de 2 a 10 de julho de 2018.

Segunda chamada: de 16 a 23 de julho de 2018.

Para participar da lista de espera do Prouni, o CANDIDATO deverá manifestar seu interesse por meio da página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 30 a 31 de julho de 2018.

Site do ProUni: http://siteprouni.mec.gov.br

FAQ: http://siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php

Telefone do MEC: 0800-616161

Clique para verificar o número de bolsas Parciais e Integrais ofertadas em nossa Instituição.

Clique para verificar o Edital nº 49, de 12 de junho de 2018

Clique para verificar a relação dos documentos que devem ser apresentação no processo da entrevista, em nossa instituição.

Fonte: http://siteprouni.mec.gov.br

Estude na Una!