A Una

Comitê de Ética e Pesquisa de Uberlândia

O CEP tem por finalidade emitir parecer ético nas pesquisas envolvendo seres humanos, preservando os aspectos éticos primariamente em defesa da cidadania, integridade e dignidade dos participantes da pesquisa.

O CEP da Faculdade Una de Uberlândia é uma instância colegiada com abrangência institucional de natureza consultiva, deliberativa, educativa, autônoma, vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde (MS), criado pelas Resoluções CNS nº 466/12, nº 240/97 e nº 370/07, bem como pela Norma Operacional nº 001/2013, integrando especialidades distintas, envolvendo as áreas de saúde, ciências exatas, sociais e humanas, bem como representantes dos próprios usuários indicados pelo Conselho Municipal de Saúde.

Membros

Membros do CEP/UNA

Coordenador: Denis Fabiano Souza

Nome Profissão/Especialidade Maior Titulação
Alexandre Menezes Médico / Anestesia Doutorado
Denis Fabiano Souza Professor / Enfermagem Mestrado
Jerusa Cappellaro Enfermeira / Cardiologia Especialização
Kátia Dionísio de Oliveira Professora / Engenharia Química Doutorado
Leosino Bizinoto Macedo Advogado / Direito Doutorado
Lílian Ribeiro Mendes Paiva Professora / Engenharia Elétrica Doutorado
Madalena Emiko Kudo** Aposentada/Escriturária Ensino Médio
Míriam Damião Gomes Seabra Médica / Cardiologia Especialização
Roberto Vieira Botelho Médico /Pesquisador Doutor
Valéria Ferreira de Almeida e Borges Médica / Gastroenterologia Mestrado
Wagner Teodoro Vieira* Engenheiro / Agrônomo Graduado
Walber Carrilho da Costa Professor / Economia Doutorado

*Representante dos usuários (titular)
** Representante dos usuários (suplente)

Calendário

Calendário 2018

Denúncias ao CEP

Realize a sua denúncia, clicando aqui

Formulários

Carta de encaminhamento de Protocolos

Declaração Instituição Co-participante

Modelo TCLE

Modelo TCLE para o Responsável Legal pelo menor participante de pesquisa

Modelo Termo Assentimento para Menor

Modelo Termo de Compromisso Equipe Executora

Solicitação do Pesquisador para a Instituição

Regulamentações

Legislação CONEP

Regimento interno CEP – Aprovado pelo CONEP

Submissão de projeto

– A submissão de Protocolos de Pesquisa será feita, unicamente, através da Plataforma Brasil

Link para a Plataforma Brasil

– As deliberações do CEP serão tomadas em reuniões, por voto de 50% mais um dos presentes e serão consignadas em pareceres assinados pelo presidente
A pauta será preparada incluindo as matérias definidas na reunião anterior e com os protocolos de pesquisa apresentados para apreciação, em ordem cronológica de chegada.
– Os protocolos serão avaliados na primeira reunião subsequente à data da submissão, caso tenha sido registrado, na Plataforma Brasil, no prazo mínimo de 10 dias que antecedem a reunião.
– Os projetos institucionais de professores/pesquisadores serão avaliados pelo CEP somente após parecer favorável do Colegiado dos respectivos cursos, plenamente legalizado, inclusive com aprovação orçamentária.
– Os projetos de pesquisa serão apreciados por um relator e um correlator quando julgado necessário. O relatório escrito do relator e as observações do correlator, quando for o caso, serão apresentados para apreciação do plenário.
– A discussão será iniciada pelo relatório e parecer do relator, seguidas das observações do correlator, quando for o caso, sendo que, depois deles outros, membros voluntariamente poderão apresentar seu ponto de vista.
– O relator que não puder estar presente à reunião deverá enviar seu relatório por escrito, para ser lido na reunião pelo presidente.
– A apreciação de cada matéria resultará em uma das deliberações contidas no artigo 17 deste regimento.
– Esta deliberação será transmitida ao pesquisador na forma de parecer, assinado pelo presidente.
– As respostas aos protocolos com pendências poderão ser apreciadas pelo presidente ou membro por ele designado que, se atendidas às exigências, poderá aprova-los sem nova consulta à plenária.
– Os relatores poderão solicitar as diligências necessárias ao esclarecimento da matéria proposta para análise.
– Após entrar em pauta, a matéria deverá ser obrigatoriamente votada no prazo máximo de duas reuniões.
– O membro que não se julgar suficientemente esclarecido quanto à matéria em exame, poderá pedir vistas do expediente, propor diligências ou adiamento da discussão ou da votação, devendo oferecer parecer até a reunião seguinte.
– Sempre que julgada necessária poderá ser solicitada apreciação de um consultor ad hoc.

Acompanhamento de processos

Orientações sobre o acompanhamento de processos:

Verifique a Plataforma Brasil , digite usuário, senha e selecione a opção desejada.

 

 

 

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