A avaliação institucional da UNA orienta-se pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que consolida a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior.

Assim, incorpora os processos avaliativos internos, que correspondem à autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação da UNA (CPA), e a avaliação externa, composta de ações supervisionadas ou realizadas pelo MEC/Inep, tais como: visita in loco, avaliação dos cursos de graduação e avaliação do aluno, realizada por intermédio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Todos esses mecanismos são utilizados pela gestão da UNA, visando à melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A avaliação envolve concepção global e respeito à identidade da UNA, que leva em conta a sua realidade, sua missão e seus objetivos.

Com finalidade construtiva e formativa, a avaliação institucional da UNA envolve a comunidade acadêmica – que engloba os corpos docente, discente e técnico-administrativo -, procurando criar e desenvolver a cultura de avaliação.

Os resultados e as análises das atividades de autoavaliação realizadas pela UNA são incorporados ao planejamento da gestão acadêmico-administrativa, uma vez que a Instituição considera o planejamento e a avaliação instrumentos integrados e fundamentais do processo de gestão.

A Comissão Própria de Avaliação – CPA se responsabilizará pela condução dos processos de avaliação interna da UNA, pela sistematização e prestação das informações solicitadas ao Ministério da Educação (MEC).

Compete à CPA deliberar sobre os critérios, métodos de análises e procedimentos de avaliação na UNA, bem como definir as ações a serem tomadas de acordo com os resultados obtidos nas avaliações.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é a responsável pela condução dos processos de avaliação interna da UNA e tem por finalidade cumprir a legislação do MEC, prestando-lhe informações sobre a Instituição.

Conheça as CPA’s da UNA:

  • UNA Betim

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Orlando Ferreira de Souza

Docente

Laylla Gabrielle Borges C. Freitas

Discente

Pedro Henrique Martins Lima

Técnico Administrativo

Verônica Vargas da Costa Rosa

Sociedade Civil Organizada

Edson Silva Batista

 

  • UNA Belo Horizonte

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Andreia Cristina Barreto

Docente

Catia Regina Machado Pontes Ananias

Discente

Ewerton Alves de Oliveira

Técnico Administrativo

Aline Raquel Moreira

Sociedade Civil Organizada

Daniel de Paula Lopes

  • UNA Bom Despacho

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Milene Assis Correia

Docente

Agostinho Carlos Oliveira

Discente

Ana Flávia Braga

Técnico Administrativo

Jhonvane Cabral Mesquita

Sociedade Civil Organizada

Fernando José Castro Cabral

  • UNA Catalão

Centro Superior UNA de Catalão

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Eloane Aparecida Rodrigues Carvalho

Docente

Maciel Rodrigues Borges

Discente

Robson Mendonça do Nascimento

Técnico Administrativo

Líria Núbia Oliveira Mesquita

Sociedade Civil Organizada

Marcelo de Alcântara Rosa

 

Instituto Universitário UNA de Catalão

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Eloane Aparecida Rodrigues Carvalho

Docente

Simone Hilário da Silva Brasileiro

Discente

Renato Estanislau de Santana

Técnico Administrativo

Líria Núbia Oliveira Mesquita

Sociedade Civil Organizada

Marcelo de Alcântara Rosa

 

Faculdade UNA de Catalão

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Eloane Aparecida Rodrigues Carvalho

Docente

Túlio Silva Magalhães

Discente

Rafael Azevedo Macêdo

Técnico Administrativo

Líria Núbia Oliveira Mesquita

Sociedade Civil Organizada

Marcelo de Alcântara Rosa

 

Faculdade de Educação Superior de Catalão

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Eloane Aparecida Rodrigues Carvalho

Docente

Paula Cândido Nahas

Técnico Administrativo

Líria Núbia Oliveira Mesquita

Sociedade Civil Organizada

Marcelo de Alcântara Rosa

 

Centro de Ensino Superior de Catalão

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Eloane Aparecida Rodrigues Carvalho

Docente

Diego Valentim Crescente Cara

Técnico Administrativo

Líria Núbia Oliveira Mesquita

Sociedade Civil Organizada

Marcelo de Alcântara Rosa

 

Escola Superior de Catalão

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Eloane Aparecida Rodrigues Carvalho

Docente

Polianna Alves Silva Dias

Técnico Administrativo

Líria Núbia Oliveira Mesquita

Sociedade Civil Organizada

Marcelo de Alcântara Rosa

  • UNA Conselheiro Lafaiete

Faculdade de Agronomia UNA de Conselheiro Lafaiete

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Carlos Adriano Marcenes de Souza

Docente

Thaynara Cristina Ildefonso Peixoto

Discente

Rafael Amaro da Cunha

Técnico Administrativo

Carolina de Souza Rezende

Sociedade Civil Organizada

Gustavo Henrique de Oliveira

 

Faculdade UNA de Conselheiro Lafaiete

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Carlos Adriano Marcenes de Souza

Docente

Thaynara Cristina Ildefonso Peixoto

Técnico Administrativo

Carolina de Souza Rezende

Sociedade Civil Organizada

Gustavo Henrique de Oliveira

 

Instituto Universitário UNA de Conselheiro Lafaiete

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Carlos Adriano Marcenes de Souza

Docente

Thaynara Cristina Ildefonso Peixoto

Técnico Administrativo

Carolina de Souza Rezende

Sociedade Civil Organizada

Gustavo Henrique de Oliveira

 

Escola Superior UNA de Conselheiro Lafaiete

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Carlos Adriano Marcenes de Souza

Docente

Thaynara Cristina Ildefonso Peixoto

Técnico Administrativo

Carolina de Souza Rezende

Sociedade Civil Organizada

Gustavo Henrique de Oliveira

  • UNA Contagem

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Orlando Ferreira de Souza

Docente

Lucas Campos de Andrade Silva

Discente

Matheus Oliveira de Souza

Técnico Administrativo

João Paulo Gomes da Silva

Sociedade Civil Organizada

Marcio Aparecido Bonfim

  • UNA Divinópolis

Faculdade UNA de Divinópolis

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Ana Paula Martins

Docente

Carlos Alexandre Vieira

Discente

Fabiana Carla Teixeira de Oliveira

Técnico Administrativo

Arthur Vilela Rodrigues

Sociedade Civil Organizada

Rômulo Augusto Duarte

 

Faculdade de Educação Superior de Divinópolis

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Ana Paula Martins

Docente

Carlos Alexandre Vieira

Técnico Administrativo

Arthur Vilela Rodrigues

Sociedade Civil Organizada

Rômulo Augusto Duarte

 

Centro de Ensino Superior de Divinópolis

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Ana Paula Martins

Docente

Nathália Lucca Silva

Técnico Administrativo

Arthur Vilela Rodrigues

Sociedade Civil Organizada

Rômulo Augusto Duarte

  • UNA Itabira

Faculdade UNA de Itabira

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Cristina Maria de Souza Garcia

Docente

Bruno Oliveira Nascimento

Discente

Lorrayne Martins Rezende

Técnico Administrativo

Jacqueline Santos Magalhães

Sociedade Civil Organizada

Sérgio do Amaral

 

Instituto UNA de Itabira

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Cristina Maria de Souza Garcia

Docente

Bruno Oliveira Nascimento

Técnico Administrativo

Jacqueline Santos Magalhães

Sociedade Civil Organizada

Sérgio do Amaral

 

Centro de Ensino Superior de Itabira

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Bruno Oliveira Nascimento

Docente

Ubiratan Santos Pouzas

Técnico Administrativo

Jacqueline Santos Magalhães

Sociedade Civil Organizada

Sérgio do Amaral

 

Faculdade de Educação Superior de Itabira

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Bruno Oliveira Nascimento

Docente

Ubiratan Santos Pouzas

Técnico Administrativo

Jacqueline Santos Magalhães

Sociedade Civil Organizada

Sérgio do Amaral

  • UNA Jataí

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Ricardo Porto Simões Mathias

Docente

Larissa de Assis Lima

Discente

Caroline Zanuzzi Dalbosco

Técnico Administrativo

Katrine Souza Silva

Sociedade Civil Organizada

Nader Sandro Jesus Ferreira

  • UNA Itumbiara

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Guilherme Soares Buzzo

Docente

Raphael Augusto Paulino Sousa

Técnico Administrativo

Mirian Miranda Alves

Sociedade Civil Organizada

Deusilene Campos de Carvalho

  • UNA Pouso Alegre

Faculdade UNA de Pouso Alegre

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Luiz Roberto Silva

Docente

Gustavo Reis Machado

Discente

Thales Souza da Silva

Técnico Administrativo

Jaqueline Menezes Teixeira

Sociedade Civil Organizada

Fábio Brandão

 

Escola Superior de Pouso Alegre

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Roberta Manfron de Paula

Docente

Paula Suzanna Prado Rocha

Discente

Helton França Reis

Técnico Administrativo

Jaqueline Menezes Teixeira

Sociedade Civil Organizada

Fábio Brandão

  • UNA Sete Lagoas

Faculdade UNA de Sete Lagoas

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Fabricia Candida Aparecida de Paula Raggi

Docente

Tatiane Luzivan de Freitas Nascimento

Discente

Vladimir Xavier da Silva

Técnico Administrativo

Maria Cecília de Freitas Figueiredo Paes

Sociedade Civil Organizada

Eliana Rocha Pimenta Carvalho

 

Faculdade de Educação Superior de Sete Lagoas

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Fabricia Candida Aparecida de Paula Raggi

Docente

Renata Figueiredo de Souza

Discente

Flávia Christiane Rufini Barbosa de Paula

Técnico Administrativo

Maria Cecília de Freitas Figueiredo Paes

Sociedade Civil Organizada

Eliana Rocha Pimenta Carvalho

 

Faculdade de Educação Superior de Sete Lagoas

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Fabricia Candida Aparecida de Paula Raggi

Docente

Tatiane Luzivan de Freitas Nascimento

Discente

Vinícius Pereira Pires

Técnico Administrativo

Maria Cecília de Freitas Figueiredo Paes

Sociedade Civil Organizada

Eliana Rocha Pimenta Carvalho

  • UNA Uberlândia

REPRESENTATIVIDADE

NOME

Presidente

Cláudia Helena da Cruz

Docente

Flavia Regina Nascimento Toledo

Discente

Isabella Oliveira Tannús de Freitas

Técnico Administrativo

Humberto José Ferreira Filho

Sociedade Civil Organizada

Sérgio Henrique de Gouvêa

Instrumento de avaliação superior do MEC/Inep desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

Para a consecução de seus objetivos, o Sinaes utiliza vários procedimentos, que compreendem os processos de autoavaliação ou avaliação interna, bem como a avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a avaliação in-loco dos cursos de graduação e os instrumentos de informação (Censo da Educação Superior e Cadastro Nacional de Docentes).

Na avaliação das instituições, o Sinaes considera as seguintes dimensões:

1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – identifica o projeto e/ou missão institucional, em termos de finalidade, compromissos, vocação e inserção regional e/ou nacional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, especialmente no que diz respeito à (ao):
• concepção do currículo e organização didático- pedagógica;
• coerência das práticas de investigação com a missão institucional;
• impacto das atividades de extensão na comunidade e na formação dos estudantes.

Incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, as políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã; de construção e disseminação do conhecimento; de articulação interna, que favorece a iniciação científica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisa e o desenvolvimento de projetos de extensão.

3. Os projetos de responsabilidade social da instituição voltados prioritariamente para ações que promovam:
• a inclusão social;
• o desenvolvimento econômico e social por meio da interação com a sociedade;
• a formação de cidadãos responsáveis pela defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

Contempla o compromisso social da instituição como portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.

4. A comunicação com a sociedade – identifica as formas de aproximação efetiva entre IES e sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida da acadêmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.

5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho – explicita as políticas e os programas de formação, aperfeiçoamento e capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo, associando-os com planos de carreira condizentes com a magnitude das tarefas a serem desenvolvidas e com condições objetivas de trabalho.

6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios – avalia os meios de gestão para cumprir os objetivos e projetos institucionais, a qualidade da gestão democrática, em especial nos órgãos colegiados, as relações de poder entre estruturas acadêmicas e administrativas e a participação nas políticas de desenvolvimento e expansão institucional.

7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, acesso de docentes e estudantes às informações – analisa a infraestrutura da instituição, relacionando-a com as atividades acadêmicas de formação, de produção e disseminação de conhecimentos e com as finalidades próprias da IES.

8. Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional – considera o planejamento e a avaliação como instrumentos integrados, elementos de um mesmo continuum, partícipes do processo de gestão da educação superior. Essa dimensão está na confluência da avaliação como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais.

9. Políticas de atendimento aos estudantes, acompanhamento de egresso – análise das formas por meio das quais os estudantes estão sendo integrados à vida acadêmica, e os programas através do quais a IES busca atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil e o acompanhamento de egressos e de ações de oportunidades de formação continuada.

10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior – avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica, com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 – institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.

Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 – regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010: Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 249, Brasília, DF, 29 dez. 2010, seção 1, p. 39 a 43.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Autorização. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento.

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