Conheça o International Office!

O International Office tem como missão intensificar o processo de internacionalização através da elaboração de programas internacionais, e interculturais, que proporcionam o desenvolvimento acadêmico da comunidade Una. Esses programas possibilitam que os alunos desfrutem de experiências internacionais dentro da instituição de ensino e no exterior. 

Nosso trabalho consiste em uma série de atividades, que vão desde a elaboração e manutenção de acordos internacionais, a orientação e suporte para a realização da mobilidade acadêmica, a criação de módulos internacionais, visitas técnicas e cursos de curta duração, até o recebimento de alunos de outras nacionalidades, interessados em oportunidades de desenvolvimento acadêmico. Através do IntercambioUlife, fortalecemos os projetos institucionais que promovem o aprimoramento da carreira do aluno de maneira internacional. Em breve, você também encontrará nossas oportunidades na plataformaUlife.

Estamos constituindo uma rede de relacionamento com outros países, buscando envolver toda a comunidade acadêmica em prol da excelência, inovação e do desenvolvimento de competências interculturais, integrando experiência curricular e carreira.

Intercâmbio Acadêmico

Essa modalidade tem como objetivo promover o intercâmbio com instituições internacionais e proporcionar uma formação acadêmica diferenciada aos alunos.

Intercâmbio Regular: Não prevê a concessão de apoio financeiro, porém garante a isenção das taxas acadêmicas durante o período de mobilidade, tanto na instituição de origem quanto na instituição de destino. No entanto, o candidato precisará dispor de recursos próprios para se manter no exterior.
Intercâmbio com Bolsa: Prevê a concessão de apoio financeiro ao aluno, através da bolsa de estudos.

Estágio Internacional

Essa modalidade traz ao aluno a oportunidade de adquirir experiência profissional no exterior, durante um período da sua vida acadêmica.

Módulo Internacional

Essa modalidade oferece programas de curta duração, em áreas específicas do conhecimento, no qual o aluno poderá estudar em uma instituição no exterior e obter o certificado internacional do módulo cursado.

Visita Técnica (no Exterior)

Essa modalidade proporciona ao aluno a experiência de visitar e vivenciar na prática o funcionamento de instituições, e locais específicos, voltados a sua área de interesse.

Curso de Idioma (no Exterior)

Essa modalidade visa auxiliar o aluno a obter uma proficiência linguística com certificação internacional, além de promover o seu desenvolvimento intercultural.

Todos os programas são abertos periodicamente por meio de editais, onde são publicadas as regras do processo seletivo e a documentação que o aluno deve apresentar para sua candidatura.  Acompanhe nossa página para obter todas as informações!

Programa de Bolsas Santander Ibero-Americanas 

Quando: entre Janeiro e Julho de 2019
No que consiste: O Programa tem a finalidade de proporcionar experiência acadêmica internacional, com duração de um semestre, em uma instituição de ensino portuguesa, espanhola, argentina, chilena, colombiana, mexicana, porto-riquenha, peruana ou uruguaia, respeitando os convênios firmados com a Instituição.
Inscrições: até 10/09/18
Programação: confira o edital completo abaixo.

Veja o Edital

Visita Técnica ao Vale do Silício

Quando: 9 a 15 de setembro de 2018
No que consiste: Você se considera uma pessoa empreendedora? Não perca esta oportunidade de potencializar o seu lado empreendedor e se inspirar neste imenso polo de inovação. No Vale do Silício se concentram as principais empresas de inovação do mundo, tais como Google, Facebook, Apple, Netfix, Tesla, Uber, AIRBNB, Spotify, entre muitas outras. Vivencie esta experiência de aprendizado, cultura e formação!
Inscrições: até 30 de julho. Preencha o formulário de inscrição e envie para international@animaeducacao.com.br
Programação: confira o edital completo abaixo.

Veja o Edital
Formulário de inscrição

Visita Técnica para Docentes: Portugal

Inovação Pedagógica da Escola à Universidade
Quando: 27 de outubro a 3 de novembro de 2018
No que consiste: O objetivo do programa é levar a um aprofundamento de saberes ligados ao desenvolvimento do professor universitário, com inspiração em práticas pedagógicas inovadoras que ocorrem em todos os níveis de ensino. O programa, com 35 horas de duração, é destinado a professores e convidados da Ânima
Inscrições: até 13 de julho
Programação: confira o edital completo abaixo.

Veja o Edital
Formulário de inscrição

 

Programa de Bolsas Santander Mundi 

Quando: entre Janeiro e Julho de 2019
No que consiste: Programa tem a finalidade de proporcionar experiência acadêmica internacional, com duração de um semestre, em uma instituição de ensino renomada no exterior, respeitando os convênios firmados com a Instituição.
Inscrições: até 10/07/18
Programação: confira o edital completo abaixo.

Veja o Edital

 

CONVOCAÇÃO 1ª ETAPA PROCESSO SELETIVO Santander Mundi – Entrevista

O International Office torna público a relação dos candidatos classificados na 1ª Etapa do Processo Seletivo do Programa de Bolsas Santander Mundi 2018. Nesta etapa, os alunos com média global superior a 80, que tenham a documentação completa exigida dentro do prazo, além de 40% a 70% do curso concluído foram selecionados e submetidos ao teste psicológico e uma entrevista, que ocorreram nos dias 16 e 19 de junho.

 

ALUNO CURSO CAMPUS
Arthur Almeida Brito Eng. Química Betim
Bruno Quinaud Minchilo Arquitetura e Urbanismo Aimorés
Elis Regina Ferreira de Andrade Direito Aimorés
Guilherme Josè Barbosa Gomes Eng. Civil Bom Despacho
Harrison Lucas Rocha de Freitas Psicologia Barro Preto
João Marcos Ribeiro Rodrigues Eng. Mecânica Contagem
Joyce Cristina Nascimento Barros Arquitetura e Urbanismo Sete Lagoas
Laura Fernandes Silva Relações Públicas Liberdade
Leonardo Rezende Cardoso Eng. de Produção Barreiro
Michelle Aparecida Antunes Eng. Civil Aimorés
Murillo Cortês Oliveira Eng. Civil Uberlândia
Rebeca Franco Fonseca de Freitas Cinema Liberdade
Ricelle Crepaldi Castro de Sá Arquitetura e Urbanismo Aimorés
Wanessa Viegas Lemos Psicologia Barro Preto
Weise Liano Aguiar Eng. Civil Contagem

 

RESULTADO FINAL

O International Office torna público o resultado final do Programa de Bolsas Santander Mundi 2018.

Aspectos avaliados: habilidades cognitivas, comunicação, comportamento, iniciativa, domínio linguístico e coerência nas respostas.

O aluno selecionado será contatado para confirmação da participação no programa. Uma vez confirmada a sua participação, serão encaminhadas orientações sobre a documentação e procedimentos necessários.

ALUNO CURSO CAMPUS
Rebeca Franco Fonseca de Freitas Cinema e Audiovisual Liberdade  

 

 

Modulo Internacional de Gastronomia: Le Cordon Bleu – Canadá

Quando: 2 a 13 de julho de 2018
No que consiste: A Le Cordon Bleu Ottawa preparou um curso especial, com duração de 2 semanas, que aborda Culinária Francesa e Confeitaria.
Inscrições: até 25/05/2018
Programação:
confira o edital completo abaixo.

Veja o Edital
Formulário de inscrição

 


Intercâmbio Regular – Universidade de Évora

Quando: de Setembro/2018 a Fevereiro/2019
No que consiste: realização de intercâmbio acadêmico regular na Universidade de Évora, em Portugal
Inscrições: até 21/05/2018
Programação:
confira o edital completo abaixo.

Veja o Edital
Formulário de inscrição

 

Intercâmbio Regular – Universidade de Aveiro

 Quando: de Setembro/2018 a Fevereiro/2019
No que consiste: realização de intercâmbio acadêmico regular na Universidade de Aveiro, em Portugal
Inscrições: até 21/05/2018
Programação:
confira o edital completo abaixo.

Veja o Edital
Formulário de inscrição

 

Curso Intensivo de Inglês Miami

Quando: 15 a 28 de julho de 2018
No que consiste: O Curso Intensivo de Inglês, que será realizado na Florida International University (FIU), em Miami, nos Estados Unidos. Essa é mais uma iniciativa do International Oce, que visa a internacionalização através de programas de capacitação e troca de experiências internacionais.
A Florida International University é uma instituição de ensino superior certificada pela SACS/Southern Association of Colleges and Schools. Todos os programas da FIU seguem padrões rigorosos exigidos pela associação certificadora. Além disso, sua biblioteca possui um amplo acervo à disposição de todos os alunos, incluindo os que cursam inglês como língua estrangeira.
Neste programa estão previstas 2 semanas de inglês intensivo, 6 horas diárias, 5 dias por semana. As aulas acontecem de 2ª a 6ª feira das 9h às 12h e das 13h às 16h, com 1 hora livre para almoço. O curso totaliza 60 horas de duração. No primeiro sábado do programa, haverá um tour pelo campus e instalações da Florida International University. Alguns seminários de desenvolvimento profissional também estarão disponíveis para os estudantes. Além, de um passeio turístico por Miami Highlights.
Valor: USD$3.000 (podendo ser parcelado em 2x)
Inscrições: Até 20 de abril de 2018
Programação: confira o edital completo abaixo.
Inscreva-se pelo e-mail: international@animaeducacao.com.br

Veja o edital

 

 

Módulo Internacional nos Estados Unidos

Área de Direito
Quando: 29/4 a 5/5/2018
No que consiste: Essa visita faz parte do projeto de internacionalização Anima, que consiste no desenvolvimento de programas voltados a troca de experiências internacionais.
A visita acontecerá de 29 de Abril a 05 de Maio de 2018, e será proporcionada aos alunos e professores do Curso de Direito, os quais terão a oportunidade de conhecer o sistema judicial penal americano. O foco da visita é “Justiça Criminal”. Na programação, estão previstas palestras e uma série de visitas técnicas, para que possam ser observados o sistema judicial americano, sua estrutura e dinâmica processual.
A Northeastern State University, fundada em 1846, é reconhecida nos Estados Unidos como uma das principais instituições na área de Justiça Criminal.
Inscrições: até 8/2/2018
Valor: USD$2.530 dólares (podendo ser parcelado em 6x no boleto bancário ou cartão de crédito)
Programação: confira o edital completo abaixo

Veja o Edital

Modulo internacional de inglês nos Estados Unidos

Alunos e professores participaram do Curso intensivo de inglês na FIU – Florida International University, entre os dias 16/07 a 27/07. Esse programa é ofertado para todos! Programe-se e participe você também!  

 

Aluno intercambista prepara prato típico no curso de Gastronomia

Em junho de 2018, o professor de Cozinha Étnica do curso de Gastronomia, Sinval, incentivou o aluno Christopher Komor, intercambista polonês, que trouxesse e preparasse um prato típico do seu país, o pierogi.

 

Professor em Tóquio

Nosso professor e coordenador do projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa da Una, Prof. Cléber Jovino, apresentou sobre o case de sucesso e a metodologia utilizada no programa, para os estudantes e professores da Universidade de Sophia, em Tóquio, no Japão. A apresentação destacou a importância do projeto que oferece cursos gratuitos para pessoas da terceira idade.

Modalidades de Bolsas de Estudos no Exterior e no Brasil

 A Capes ( Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) concede auxílios e bolsas de estudo por meio dos seus programas e ações. As bolsas concedidas podem ser individuais, vinculadas a projetos conjuntos de pesquisa ou a parcerias universitárias. 

Fique atento as bolsas de estudos no exterior e no Brasil fomentadas no âmbito das ações e programas geridos pela Diretoria de Relações Internacionais da Capes, bem como determina os valores dos principais tipos de benefícios a serem disponibilizados para cada modalidade.

Clique aqui para mais informações

 

 

Universidade de Aveiro – Portugal

Universidade de Évora – Portugal

Universidade François-Rabelais Tours – França

Pensando em estudar no exterior? Então é fundamental que você aprenda o idioma do país de destino.

O domínio da língua local se faz necessário para a adaptação e compreensão das informações, além da plena absorção de novos conhecimentos. Para isso, listamos abaixo alguns testes de comprovação linguística aceitos em diversos países.

Inglês:

Cambridge
FCE – First Certificate in English, CAE – Certificate in Advanced English, CPE – Certificate of Proficiency in English.
Prestigiado na Europa, o exame é realizado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Oferecido nos níveis First (intermediário), Advanced (avançado) e Proficiency (fluente).
Onde fazer: Cultura Inglesa
Informações: www.cambridgeesol.org/exams e www.culturainglesasp.com.br

IELTS – International English Language Testing System
Reconhecido por universidades na Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos. Foi desenvolvido pela Universidade de Cambridge e é gerenciado pelo Conselho Britânico e pelo IDP Education Austrália. Esse exame comprova a proficiência em inglês para fins acadêmicos. Inclui redação, interpretação de texto, compreensão auditiva e expressão oral.
Onde fazer: Conselho Britânico (Curitiba e Florianópolis)
Informações: www.britishcouncil.org/brazil e www.ielts.org

TOEFL – Test of English as a Foreign Language
Exigido para ingresso em mais de 4,4 mil escolas e universidades em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. Também é usado por instituições de outros países, onde o inglês é o idioma acadêmico. Mede a capacidade de leitura, compreensão auditiva, redação e domínio da gramática da língua inglesa.

TOEFL iBT – Internet Based Test
O TOEFL iBT, administrado pela Internet, é oferecido mais de 50 vezes por ano em centros de teste autorizados em todo o mundo. Informações sobre datas e locais de aplicação: http://www.ets.org/toefl/

GMAT – Graduate Management Admission Test
Teste necessário para quem quer fazer MBA nos Estados Unidos. Mede qualificação nas áreas de matemática, redação analítica e verbal. Pode ser aplicado por computador.
Informações: http://www.mba.com/global

GRE – Graduate Record Exam
Indicado para candidatos de programas de Mestrado, Doutorado e MBA. É amplamente aceito em instituições de graduação e escolas de negócios. Avalia o raciocínio verbal, a habilidade em resolver problemas e capacidade de articular ideias complexas de maneira clara e eficaz. Serve também como evidência de performance acadêmica suplementar aos documentos normalmente exigidos pelas universidades.
Onde fazer: Alumni e centros autorizados
Informações: http://alumni.org.br/Certificacoes

Italiano:

CELI – Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana

CILS – Certificato di Italiano come Lingua Straniera
Os dois atestam a proficiência em italiano. O CELI é concedido pela Universidade para Estrangeiros de Perugia. O CILS, pela Universidade para Estrangeiros de Siena. Há seis níveis de conhecimento certificados pela CILS e cinco pelo CELI.
Onde fazer: Centros de Cultura Italiana
Informações: http://www.cvcl.it

Francês:

DELF – Diplome d’Études em Langue Française
Concedido pelo Ministério de Educação da França, atesta nível de conhecimento (oral e escrito) necessário em situação de viagem, estudos e trabalho. Reconhecido por estabelecimentos de ensino e por empresas, é útil para estudos na França e trabalho em empresas francesas. É composto por dois níveis: Delf 1 e Delf 2.

DALF – Diploma Approfondi de Langue Française
Concedido pelo Ministério de Educação da França, é o primeiro diploma de nível superior de francês para estrangeiros. Permite ingressar em curso superior na França ou nos países de língua francesa. Antes de fazer a prova, é necessário prestar um teste de admissão ou ter o DELF 2.
Onde fazer: Aliança Francesa
Informações: https://www.aliancafrancesabrasil.com.br/diplomas-e-certificados/delf-dalf

Espanhol:

DELE – Diploma de Español como Lengua Extranjera
O Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE) é um título oficial que comprova o grau de competência e domínio do idioma espanhol, outorgado pelo Instituto Cervantes, em nome do Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha. Este é reconhecido em diversas universidades e empresas no mundo, com validade indefinida, certificando a qualidade e o nível do conhecimento adquirido em espanhol para fins profissionais e/ou culturais.
Onde fazer: Centros autorizados
Informações:www.diplomas.cervantes.es

CELU – Certificado de Español Lengua y Uso
O CELU é a única certificação de proficiência reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina.
Onde fazer: Universidade de São Paulo e centros autorizados
Informações: http://www.celu.edu.ar

Alemão:

TESTDAF – Test Deutsch als Fremdsprache
O TestDaF é um exame para nível avançado de alemão. Ele engloba os níveis B2 a C1, na escala de seis níveis, e é reconhecido para o ingresso do estudante em todas as universidades alemãs. Não é necessário conhecimento específico das áreas de estudo.

GOETHE-ZERTIFIKAT
O Goethe Institut no Brasil aplica exames que comprovam o conhecimento do idioma alemão, chamados Goethe-Zertifikat. Existem várias avaliações para diferentes níveis de competência, do iniciante ao avançado. As exigências mudam de universidade para universidade.
Onde fazer: Instituto Goethe e centros autorizados
Informações: https://www.goethe.de/ins/br/pt/spr/prf.html

Clique aqui e esclareça suas dúvidas!

Entre em contato conosco através do e-mail: international@una.br. Conheça suas oportunidades internacionais e seja um cidadão do mundo!

Quer saber mais? Fale com a gente!
Estude na Una!