Serviços Online

Notícias

Usina de Cultura recebeu Projeto LEIA

No dia 16/12/2016, dentro das comemorações dos 119 anos da cidade, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, inaugurou o Centro Cultural da Região Nordeste - a Usina de Cultura.

Criado para atender à comunidade e aos artistas da Regional Nordeste, o Centro conta com a presença do LEIA (Laboratório Ecossistêmico Interdisciplinar de Aprendizagem) - projeto que transforma espaços ociosos em hortas urbanas sustentáveis, sendo uma excelente alternativa para as famílias que buscam ingerir alimentos mais saudáveis, livres de agrotóxicos e economizar nas feiras e supermercados.

IMG-20161217-WA0012

O projeto é uma iniciativa das professoras Rosilene Campolina (Gastronomia), Luíza Franco (Arquitetura) e Ediméia Ribeiro (Mestrado). De acordo com Rosilene, a agricultura familiar é um benefício para a comunidade que cria uma forma alternativa de acesso aos alimentos livres de agrotóxicos. “Produtos orgânicos ainda têm preços elevados devido à demanda (procura e oferta), mas com o fomento e o crescimento da agroecologia este cenário pode mudar e tornar a aquisição destes insumos saudáveis uma prática acessível a todos".

IMG-20161216-WA0053IMG-20161216-WA0056

A Usina de Cultura, que integra a Rede de Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura (agora com 17 unidades), vai atender diretamente aos moradores e artistas dos bairros Ipiranga, Silveira, Cidade Nova, Palmares, União, Cachoeirinha, São Marcos, dentre outros.

IMG-20161217-WA0029
Prefeito Márcio Lacerda com a professora Rosilene Campolina

Sobre a Usina de Cultura

Além do LEIA, fazem parte do espaço a Diretoria de Ação Cultural Regionalizada da Fundação Municipal de Cultura, a Associação de Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto (AAMHAB), SUDECAP, a Regional Nordeste, a Fundação de Parques Municipais, a Fundação Zoo- Botânica, PRODABEL, o Museu do Bordado, e o Prático Estruturas.

Literatura, música, teatro, dança, circo, artes plásticas e visuais se juntam à cultura popular, à inclusão digital (Telecentro), ao exercício físico (Academia a Céu Aberto), à Gastronomia (horta comunitária e cozinha com fogão à lenha), à reciclagem em várias vertentes, ao prazer e à alegria do convívio e da troca de experiências, envolvendo distintas gerações.

A Usina de Cultura conta também com uma biblioteca pública, que vai oferecer empréstimo de livros e gibis, jornais para leitura local, acesso à internet, oficinas literárias, rodas e clubes de leitura, narrações de histórias, saraus, encontros com escritores, debates sobre temas diversos e tudo o que tiver no horizonte a ampliação de liberdades e a promoção do ser humano.

Sua programação, integralmente gratuita, contará também com oficinas de formação artística, oferecidas pela E.L.A. – Escola Livre de Artes e por outras instituições e artistas que serão parceiros da Usina.

A Una te ajuda a estudar

ProUni - Governo Federal

O Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudo integrais e parciais.

Saiba mais

PRAVALER Fácil - Para veteranos

Pague metade da mensalidade sem juros durante um ano, com um prazo maior para pagar seu curso.

Saiba mais

Descontos Una

São 8 tipos de descontos, em diferentes categorias, para facilitar seu ingresso na Una.

Saiba mais

Convênios Corporativos Una

O Programa atende às necessidades de capacitação dos colaboradores das empresas e entidades parceiras.

Saiba mais

FIES - Governo Federal

Conheça as regras e condições do Fundo de Financiamento Estudantil.

Saiba mais

Conheça o Ampliar - Financiamento Estudantil

O Ampliar é um novo espaço de consultoria e contratação de produtos financeiros, que dispõe de uma equipe de consultores especializados em soluções de financiamento estudantil.

Saiba mais

Garantia Estudantil

O programa de Garantia Estudantil foi criado visando a estabilidade do aluno, em caso de desemprego dele ou do responsável pelo pagamento das mensalidades.

Saiba mais

Una Juro Zero - Parceria PRAVALER

Pague metade do valor das mensalidades enquanto estuda, e a outra metade depois que se formar, sem juros!

Saiba mais
Ficou alguma dúvida?
Mande seu contato para falarmos com você.
Nome
Email
Telefone