Agronomia Pouso Alegre: projetos de alunos é classificado nas Olimpíadas de Empreendedorismo

Um projeto idealizado e pesquisado pelos alunos Helton França Reis e Simone Patrícia Barbosa, estudantes do 5º período de Agronomia da UNA Pouso Alegre, foi classificado nas Olimpíadas de Empreendedorismo, na categoria Mercado. Orientados pela professora Madeline Rezende Mazon, os alunos produziram a ‘Nutri Biomassa Plus’, um aditivo para nutrição de bovinos, preparado a partir de uma base de biomassa inovadora, como controlador de ingestão dos nutrientes. “Sinto orgulhosa pelos alunos da Agronomia, vejo eles curiosos, empreendedores e engajados com o mercado de trabalho, percebo que têm potencial para grandes competições como as olimpíadas de empreendedorismo”, ressalta Madeline.

De acordo com a pesquisa realizada pelos alunos, o pecuarista tem como um dos principais problemas na criação de bovinos, a perda de peso e a desnutrição dos animais. Desta forma, a ‘Nutri Biomassa Plus’, é uma alternativa no mercado para baratear os custos dos produtos, além de contribuir com o meio ambiente, enquanto este subproduto torna-se uma dieta balanceada para suprir as necessidades nutricionais dos animais.

Para produzir a biomassa, os alunos acompanharam de perto o trabalho do pecuarista José Arlindo da Costa Silva, proprietário da Sítio São José, em Pouso Alegre, que há dois anos desenvolve a dieta, por meio das habilidades e experiência adquiridas em campo. Helton e Simone pesquisaram cientificamente, junto à Una, o subproduto. Após muita pesquisa, chegaram ao produto final.

O aluno Helton foi o responsável por compilar informações diretas com o pecuarista em campo e resenhar o projeto até ser transformado em um produto comercial. “Empreendimentos de sucesso surgem através de decisões destemidas. Acreditamos no nosso potencial de negócio e vimos na I Olimpíada de Empreendedorismo um grande ponta pé inicial para irmos além do que é esperado”, destaca o aluno.

Já a aluna Simone realizou as pesquisas técnicas na área, estrutura contextual dos fatos, desenvolvimento do produto e mídias. “Ser empreendedora é evoluir o próprio conceito de inovação, é conhecer o seu produto e cliente melhor que ninguém, é ter foco, seriedade e comprometimento, a I Olimpíada de Empreendedorismo veio para conduzir visibilidade e alavancar nosso potencial de negócio!”, afirma a aluna-empreendedora.

 

Olimpíada de Empreendedorismo

Realizada pelo Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre (Nempa), a Olimpíada de Empreendedorismo, um torneio universitário, com a participação das faculdades da cidade. Na fase inicial, ocorreu uma competição de ideias de negócios de mercado e de impacto social nas Instituições de Ensino Superior participantes. Os alunos da Una foram um dos grupos vencedores, premiados com um programa do SEBRAE de capacitação. No final do ano, competirão com os demais classificados, em um evento que será realizado no SerraSul Shopping, com a participação de reais investidores e especialistas, além de premiação em dinheiro.

Estude na Una!