Aluna da Una no IX Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional

A aluna da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Natália Ribeiro Duarte, vai apresentar o resultado de seu artigo intitulado “Exposição Ocupacional às Vibrações de Mãos e Braços Provocadas por Máquinas de Costura Reta em uma Cooperativa de Artesãs de Belo Horizonte”, no IX Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional, que acontece de 24 a 26/08/2015, em São Paulo.

Em seu trabalho, a aluna explica a exposição ocupacional à vibração de mãos e braços provocada por máquina de costura reta de uma cooperativa de artesãs de Belo Horizonte. Ela também explica que há muitas doenças ocupacionais que podem ser desencadeadas quando tem exposição acima dos limites de tolerância da vibração de mãos e braços. Uma delas é a síndrome do Túnel do Carpo.

O objetivo principal do trabalho da universitária é mostrar que mesmo em atividades simples, é de suma importância conhecer os perigos e riscos de um trabalho e saber quais as medidas de controle são necessárias para evitar as consequências da exposição.

Para Natália, é uma ótima oportunidade para poder apresentar ao público do Congresso o resultado da sua pesquisa sobre vibração na cooperativa de artesãs. “Eu amo a área de segurança e saúde no trabalho e pretendo realizar mais estudos em outras áreas de conhecimento da Engenharia de Segurança do Trabalho”, finaliza.