Alunos de Medicina Veterinária da Una Contagem atuam em Campanha de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos

Os alunos de Medicina Veterinária da Una Contagem estão atuando na Campanha de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos do município, que acontece de 3 até 7 de novembro, das 9h às 16h30. O principal objetivo da campanha é prevenir e garantir que a doença continue erradicada na cidade. A vacina é recomendada para cães e gatos a partir de 3 meses e não tem contraindicação podendo ser administrada em fêmeas prenhes e em lactação.

Você sabia que a raiva é uma doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos? Isso mesmo! A doença afeta o sistema nervoso central, podendo gerar uma encefalite aguda, e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. A transmissão acontece pela saliva de animais infectados e, principalmente, por causa das mordidas, arranhões e até lambidas dos animais.

Por isso, a vacina antirrábica é a principal forma de prevenção e cada animal tem direito a receber uma dose gratuita por ano. Devido à pandemia, é obrigatório que os tutores usem máscara e evitem aglomeração ao levar o animal para receber a vacina.