Avaliação do MEC: como é feita e por que ela é importante?

No Brasil, todo curso superior é avaliado anualmente por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Essa avaliação é aplicada no início e no final dos cursos com a intenção de mensurar se os alunos absorvem as informações das aulas ou não.

Com as notas do Enade, o Ministério da Educação (MEC) atribui alguns conceitos ao curso avaliado, que também leva em consideração o número de professores mestres e doutores, as instalações e os recursos, por exemplo. A nota pode variar de 1 a 5, e, de acordo com a média alcançada pelo curso, a instituição de ensino deve receber os técnicos do MEC.

Resumindo assim, pode parecer simples, mas muita gente não entende como como a avaliação é feita e por que ela é importante. Para saber mais sobre a avaliação do MEC, é só continuar lendo este post:

O que é o Enade

O Enade é feito para avaliar os alunos de cursos de graduação a fim mensurar seu desempenho com relação aos conteúdos, habilidades e competências no início e no final dos cursos. Uma amostra de estudantes é selecionada para fazer a prova, e quem não foi escolhido pode participar do processo como voluntário.

Com o resultado desse exame, é possível avaliar qual o conceito dos cursos, e essas notas são divulgadas pelo MEC por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Quais são os tipos de avaliação

Existem 3 tipos de avaliação do MEC:

  • para a autorização para a criação de um curso;
  • para o reconhecimento de um novo curso;
  • e para renovação do reconhecimento, que é feita a cada 3 anos.

A avaliação para a criação de um curso

A avaliação para autorização é feita quando alguma instituição de ensino pede autorização ao MEC para abrir um curso. Esse processo é realizado por 2 avaliadores, que geralmente são sorteados entre os cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (Basis).

Os avaliadores seguem alguns parâmetros que orientam as visitas às instituições. O curso que será aberto é avaliado em 3 dimensões, que são:

  • as instalações físicas;
  • o corpo docente e técnico-administrativo;
  • e, por fim, a organização didático-pedagógica.

A avaliação para o reconhecimento

Depois de passar pela autorização e, enfim, inaugurar o curso, a instituição de ensino precisa entrar em contato com o MEC para solicitar a avaliação de reconhecimento quando a 1ª turma ingressa no período que representa a metade do curso.

Essa é uma avaliação feita para verificar se o projeto pedagógico apresentado no momento da autorização foi cumprido. Uma comissão de 2 avaliadores do Basis, durante 2 dias, avaliam também:

  • o corpo docente;
  • o corpo técnico-administrativo;
  • as instalações físicas;
  • e a organização didático-pedagógica.

A avaliação para a renovação de reconhecimento

Essa é uma avaliação contínua, feita a cada 3 anos, de acordo com o ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nela, é calculado o conceito preliminar do curso (CPC). Os cursos que tirarem notas 1 ou 2 deverão ser avaliados pessoalmente por 2 avaliadores durante 2 dias; os cursos que não fizerem Enade devem, obrigatoriamente, receber uma visita de técnicos.

O que é o índice geral de cursos

O índice geral de cursos (IGC) é outra medida usada pelo Inep. Esse índice avalia as instituições públicas e privadas de ensino superior e serve como indicador da pontuação das faculdades, com notas que variam de 1 a 5. O IGC resulta na média ponderada de outro indicador, o CPC, que obedece um ciclo de 3 anos, juntamente com os resultados do Enade.

O que é o conceito preliminar do curso

O conceito preliminar do curso (CPC) avalia os cursos de graduação da seguinte maneira: ao visitar a instituição in loco, uma comissão de 2 avaliadores verificam as condições de ensino do curso, bem como questões relativas:

  • ao corpo docente;
  • ao corpo discente;
  • às instalações físicas;
  • e à organização didático-pedagógica.

O CPC é, ao lado do Enade, um instrumento que subsidia os indicadores de qualidade dos cursos de graduação aplicado a cada ano por grupos de área de conhecimento. É importante ressaltar que, no caso do CPC, as avaliações são feitas diretamente na instituição.

Quais são as avaliações importantes

É claro que todas essas avaliações são extremamente importantes para uma educação de qualidade. Os indicadores são construídos com base nas médias ponderadas das notas dos cursos de ensino superior, independentemente do nível (graduação, mestrado ou doutorado) e garantem que a qualidade do ensino seja sempre elevada.

A avaliação do MEC é determinante também para a abertura de novos cursos e para a manutenção daqueles que já existem. Caso não estejam de acordo com a qualidade esperada, os cursos com conceitos mais baixos devem ser fechados.

Como usar a avaliação do MEC para escolher uma universidade

Uma das dúvidas mais comuns é se a universidade escolhida para fazer determinado curso é reconhecida ou não pelo MEC. Além de saber isso, também é importante conhecer os conceitos dos cursos daquela instituição separadamente.

O conceito do MEC é um instrumento importante e eficiente para que você possa escolher um curso ou instituição de qualidade para poder estudar. Você pode consultar a avaliação e o conceito dos cursos e das instituições do país no site e-MEC. É claro que existem outras avaliações no mercado, mas elas podem ser muito mercadológicas ou subjetivas. Por isso confiar na avaliação do MEC é primordial.

O estudante que preza por uma educação de qualidade, isto é, uma formação que vai agregar valor ao seu crescimento pessoal e profissional, precisa ficar atento ao desempenho e ao conceito do curso desejado para não entrar em uma furada. Ninguém quer ter um diploma e muito menos uma formação que não é reconhecida pelo maior parâmetro de avaliação de qualidade do ensino superior do país, certo?

Agora que você já sabe como funciona a avaliação do MEC, já pode escolher o seu curso sem medo. Que tal as ofertas da Una, o Melhor Centro Universitário Privado de Minas Gerais? Dê uma olhadinha nas oportunidades oferecidas em nosso site!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *