Como é, naturalmente, a empolgação pras férias dos sonhos?

Note, não pode ser diferente da forma de se preparar para o Enem.

 

Sabe né, que a sua jornada acadêmica será de no mínimo 4 anos.
 

Então, se ligue! Tudo que vamos fazer, se há planejamento, as chances de dar certo são multiplicadas. Ainda mais se sua meta é ter uma boa pontuação no Enem. Vem com a gente, jamais adiei esta conquista! Apesar de ser uma decisão pessoal, estamos nessa com você.

 

Para começar, crie uma estratégia e a persiga incansavelmente. E Uma rota bem desenhada te leva, de forma rápida e suave, ao seu destino. Destino aqui não é sorte. É foco.

 

Topa fazer analogia entre se preparar para o Enem e para uma viagem?

O bom plano sempre tem um checklist. Então, vamos começar fazendo um.

 

1. ESCOLHA O DESTINO

Antes mesmo de se preparar para uma viagem de férias é fácil saber o que te agradaria mais em um tour, concorda? A princípio, digamos que é como saber qual a área de conhecimento tem mais a ver com você e com seus propósitos. Assim, é a escolha do seu curso superior. Mas se tem dúvida, foque inicialmente em identificar a área de conhecimento que lhe encante. E, dentre as inúmeras possibilidades, há aquela que: tem a ver com você, tem mais possibilidades no mercado de trabalho e tem mais match com seus sonhos.

 

2. FAÇA O SEU ROTEIRO

Agora que já tem direção, faça o seu roteiro! E claro, saber o que deseja é ótimo. Assim, você tem ferramentas e motivação para traçar uma trilha e entender quais são os pontos turísticos ou conteúdos mais relevantes. Você merece uma boa viagem!

 

3. PROGRAME SEU TEMPO

Para visitar todas as atrações ou tirar proveito das matérias, você vai precisar de duas coisas: planejamento e um bom café. Ah, se tiver que abrir mão de algo, que seja do cafezinho…

Norteie-se! Em cada disciplina, vai ter muitos pontos a explorar, assim como em uma atração turística. Então, confie no agente de viagens, siga este guia prático.

 

O que é mais relevante em Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação?

 

Analise alguns assuntos: leitura e interpretação de textos; análise de discurso; pontuação. Além de Modernismo e Pré-Modernismo; Parnasianismo e Simbolismo; figuras de linguagem. Aposte, também, em cuidados com a saúde; arte contemporânea; função social das novas tecnologias; relações entre os diferentes tipos de arte.

 

Agora, no roteirão de Química, Física e Biologia, há muitas atrações para explorar, tais como: acústica; energia, trabalho e potência; resistores; forças magnéticas, indução e fluxo; gases; gravitação universal; introdução à eletrodinâmica; ligações químicas, polaridade e forças. Quer mais? Tem: reações orgânicas; sistema imunitário; ecossistema; fundamentos da ecologia; DNA e RNA; genética; hematologia; angiosperma; proteínas e enzimas.

 

História também tem seus pontos mais cobrados, são quase sempre os mesmos: período de escravidão e período colonial brasileiro; república brasileira; revolução industrial; período de idade média e moderna; primeira e segunda guerra mundial; e, para fechar, Liberalismo.

 

Por fim, Sociologia e Filosofia são bem suaves. Se liga nesses pontos: Iluminismo; globalização e suas consequências; Existencialismo; cultura de massa; pensadores da Grécia Antiga. E, para completar o nosso mapa, cole na Geografia, fazendo uma revisão em migrações; agricultura brasileira; geopolítica mundial; desenvolvimento humano e social; planos e blocos econômicos.

 

Deixamos pro final a mais exata de todas: Matemática e suas Tecnologias. Então, calcule o tempo para estudar: problemas de 1º e 2º graus; grandezas proporcionais e médias algébricas; probabilidade. E, não acabou, temos também  área de figuras planas e polígonos; função do 2º grau e inequações; aritmética; cilindros. Agora sim, concluindo, temos geometria espacial; logaritmos; paralelepípedos; potenciação e conjuntos numéricos e retas.

 

4. ADEQUE-SE SEMPRE

Quando viaja, você precisa escolher se vai ficar em um hostel, pousada ou hotel. Mas, na maioria das vezes, a escolha é baseada na grana, né verdade? E, muitas vezes a expectativa é diferente da realidade.

Mas, por agora, é melhor você rever suas prioridades e adequar tempo e orçamento para poder estudar em uma boa instituição. Ah, e se você trabalha, precisa de mais foco ainda, estará concorrendo com quem tem mais tempo para estudar. Ou seja, aqueles que podem escolher de cara um hotel 5 estrelas. Então, pare de viajar na maionese e mete a cara nos estudos. Aliás, taí a importância do plano!

5. COMPARTILHE INFORMAÇÕES

Nem partiu graduação, já está com saudade do ensino fundamental? Certamente, era um tempo gostoso, lembra da partilha de lanche no recreio? Hum! Na vibe dessa emoção, perceba que compartilhar informações sobre o Enem com os colegas pode trazer resultado delicioso.

Veja só, se fosse viajar em turma num dividiria com todos, por exemplo, a notícia de previsão do tempo? Então, aqui não é diferente, no role do Enem, a integração coletiva faz diferença e é parte do processo. Po isso, sigam juntos!

Como você sabe, todo ano o MEC inova o Enem. Logo, deve ser parte do seu dia a dia estar atento assuntos e notícias que podem cair na redação. E mais, lembre-se de que é um exame voltado para a interpretação e interdisciplinaridade e, certamente, trará temas com característica transversais e atuais. De antemão, mantenha o radar sempre ligado!

 

6. REVEJA O QUE FAZ PARTE

Estudou bastante no ensino médio? Fez pré-vestibular e preparatório Enem? Se sim está de boas, revise o que tem mais dificuldade. E, fechou! Do contrário, dê uma geral nas matérias e só depois concentre nas mais difíceis. Ah, cuidado para não zerar a redação. Combinado?

 

7. PRIORIZE COM INTELIGÊNCIA

Você agrada de city tour? Sua onda é mais off road ou é amante das trilhas mesmo? Independente da resposta, só você sabe onde o seu calo aperta. Logo, selecione os conteúdos que vai colocar na sua bagagem. E dela, é claro, não abra mão. Este é seu passaporte para lacrar no Enem.

 

8. TENHA BAGAGEM COMPLEMENTAR

Não marque touca, no restante das malas, inclua um pouco de outros conteúdos. É como aquele guarda-chuvas. Afinal, a gente nunca sabe se vai chover! Viajante profissa é o que está atento a possíveis imprevistos. Mas, não leve o que pese demais e lhe impeça de avançar.

 

9. REVISE O CONTEÚDO

Está chegando o dia da viagem, por isso, dê aquele confere responsa! Revisão não é leitura de última hora, é uma passagem rápida no roteiro para se ter mais segurança. E, se seguiu as dicas acima, vai ter tempo até para dar uma descansada antes da prova. Enfim, é necessário!

 

10. EMBARQUE, VÁ NA CONFIANÇA

Chegou o dia! Portanto, antes de sair de casa, alimente-se e prepare um lanchinho para levar, confira os documentos e materiais. Agora, dirija-se ao portão de embarque no tempo certo. Sem essa de querer vivar meme, nem tem graça mais ver atrasadinhos perdendo a prova e virilizando nas redes.

 

Bom exame! Em breve, certamente, a gente se vê por aí.

 

Então, vem pra Una, a sua parceira de vida.