Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local


Proposta única pelo pioneirismo, originalidade e consistência.
O Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local tem a proposta de formar profissionais que atendam necessidades sociais e demandas de políticas, programas, planos e projetos de desenvolvimento local, mediante o aperfeiçoamento de conhecimentos, metodologias e recursos de tecnologia social, que representem efetivas soluções, especialmente nos campos da educação e gestão social.
Busca equilibrar erudição e criatividade, interagir formação teórica e prática. Coloca-se aberta à contextualização, à interação social e à valorização dos conhecimentos da prática, a serem potencializados mediante o emprego de métodos didáticos participativos e cooperativos.
Público
Diplomados em quaisquer áreas de conhecimento e graduações (Bacharelado, Licenciatura e Tecnológica).
Entre os melhores do Brasil pela Capes
Em 2013, o Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local entrou no seleto grupo dos programas de mestrado e doutorado com nota destaque pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. A Avaliação Trienal é um processo que levou em consideração informações prestadas pelos cursos durante os anos de 2010, 2011 e 2012. Confira os resultados aqui.
Por que Gestão social, Educação e Desenvolvimento Local?
São três importantes áreas do conhecimento que propõem o diálogo com a realidade social, visando a solução de problemas e a identificação de oportunidades, especialmente educacionais e político-sociais, que promovam o desenvolvimento local, integrado e sustentável. A proposta deste Mestrado é de articular conhecimentos nestas três áreas mediante análise crítica, contextualizada e inovadora, focando a investigação científica na produção e transferência de tecnologias sociais, assunto de grande relevância nacional. Surge, portanto, como Mestrado Multidisciplinar.
Com isso, propõe-se a romper com a matriz disciplinar e inovar em processos pedagógicos dialogais, cooperativos, tratando conteúdos como contextos de outros, favorecendo as conexões entre os conhecimentos e entre estes e a prática social.
Pertence a Área de Ciências Sociais e Humanidades da CAPES. Nesse sentido, se propõe ao envolvimento não só intelectual, mas também afetivo por meio do diálogo com a realidade social, visando à solução de problemas e à identificação de oportunidades, especialmente potenciais educacionais e político-sociais, que promovam o desenvolvimento local, integrado e sustentável.
Área de Concentração de Estudos
Os estudos concentram na área de Inovações Sociais, Educação e Desenvolvimento Local.
Linhas de pesquisa
Educação e Desenvolvimento Local
Gestão Social e Desenvolvimento Local
Por que Inovações Sociais?
Por que Inovação Social é conceito que está na base da racionalidade social do desenvolvimento. Associado à gestão social e às estratégias de sustentabilidade, submete as tecnologias ao crivo do social; busca valorizar saberes da prática; incentiva a organização e a participação social a partir da dialética local versus global; incorpora parcerias estratégicas; fomenta empreendimentos sociais e a construção de conhecimentos em rede.
Clique aqui e acesse o Edital
Atuação
A integração e a evolução do aluno no mundo do trabalho são preocupações do Mestrado Profissional. Oferece o aprendizado com foco na realização de pesquisas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional, associando conhecimento e ferramentas práticas necessárias para a formação.
O Mestrado concentra sua atividade didática em fazer e responder perguntas relevantes, resolver problemas e transformar práticas, satisfazer necessidades sociais mediante invenção de soluções de alto nível, priorizando o critério da aplicabilidade na avaliação em disciplinas e do trabalho de conclusão do curso.
Observação:
Alguma dúvida?
Mande seu email e telefone para falarmos com você!