23 abr 2020

Em tempos de isolamento social, a instituição de ensino incentiva o consenso entre as partes

O isolamento social, em meio à pandemia em que vivemos, é um dos recursos vitais tanto para reduzir o ritmo de propagação do novo coronavírus em nossa sociedade, como para resguardar a população de risco. Porém, diversos conflitos podem surgir diante desse cenário. Pensando nisso, o Centro Universitário Una, por meio do NUSC – Núcleo Una de Solução de Conflitos, vem realizando eventos virtuais periódicos e gratuitos, a fim de orientar, esclarecer e resolver conflitos da sociedade de forma adequada.

Além de proporcionar um espaço de escuta, o time do NUSC virtual é composto de facilitadores experientes, preparados para gerir conflitos e orientar o caminho consensual para solução das incompatibilidades. Tratam-se de métodos eficientes, céleres e que preservam a autonomia das partes envolvidas. Os conflitos em família, com vizinhos, nas relações de consumo, nas relações contratuais privadas, dentre outros, podem ter uma solução amigável.

A coordenadora do núcleo, Camila Linhares afirma que os conflitos não devem ser ignorados e sim tratados de forma adequada. “Neste momento de pandemia, é certo que as relações interpessoais e empresariais estão em mutação. A forma convencional de resolver problemas já não é praticada. Porque utilizar a visão de uma única profissão, e, dependendo exclusivamente do poder jurisdicional estatal, se temos um Sistema Multiportas que permite a colaboração de múltiplas  áreas do conhecimento, trazendo mais eficiência, celeridade, e   principalmente alternativas em relação a qual método de solução utilizar” conclui ela.

Os eventos são gratuitos e acontecerão durante o decorrer desta semana.

 

Conheça a programação:

23/04 (quinta-feira) às 14h
Webinar NUSC: Solução adequada de conflitos e a Teoria da Imprevisão
Facilitadores: Camila Linhares e Ivan Pompéu
Inscreva-se clicando aqui.

 

24/04 (sexta-feira) às 14h
Workshop teórico: Justiça Restaurativa
Facilitadora: Jéssica Maria Gonçalves
Inscreva-se clicando aqui.

 

25/04 (sábado) às 15h
A subjetividade no contexto da solução de conflitos. Um olhar da psicologia para a interdisciplinaridade.
Facilitadora: Elaine Pimenta
Inscreva-se clicando aqui.

 

NUSC

O NUSC – Núcleo Una de Solução de Conflitos, setor interdisciplinar da instituição, é composto por uma equipe de profissionais capacitados dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia, que tem como objetivo gerir práticas consensuais e colaborativas de resolução de conflitos, bem como difundir, através de eventos, os métodos adequados de solução de controvérsias.