Serviços Online

14 de março de 2018

IV Ciclo de Debates MULHERES COMUNICAM

Data: 14 de março de 2018

O IV Ciclo de debates MULHERES COMUNICAM acontece de 14 a 24/3, em diversos campi.

No dia 21/3, acontece o ciclo de debates no campus Liberdade.

Programação:
Mesa 1: Mulheres no jornalismo brasileiro
19h30 às 20h50

Mesa 2: O feminismo em sala de aula: quando as estudantes se engajam
21h às 22h30

 

No dia 20/3, acontece o ciclo de debates no auditório da Una Contagem, às 19h.

Programação:
Professora Andréa Moreira - "Mulher e Ciência"
Thayline Santos (aluna e representante do Coletivo Não me Kahlo) - "Mulher e relacionamento abusivo"
Professora Daniela Mateus - "Mulher e cárcere"
Professora Júlia Dorigo -  "Mulher e trabalho"
Mediação pela professora Daniela Viegas
Abertura com Tatiane Puiati

 

No dia 14/3, para compor a mesa da abertura do evento, o curso de Cinema e Audiovisual convidou a roteirista paulistana Francine Barbosa para vir a Belo Horizonte conversar com a roteirista de animação Anna Flávia Dias Salles e com as professoras de roteiro da Una Marília Rocha e Joana Oliveira, atual coordenadora desta graduação. A mediação será feita pela também professora Tatiana Carvalho.

Debate "O Ofício de Roteirista"
DATA: 14/3, às 19h

LOCAL: Campus Liberdade - Auditório do Anexo I (prédio ICBEU) - R. da Bahia, 1723 - Lourdes, Belo Horizonte

 

As vagas são limitadas à lotação do auditório.

Sobre o evento: Inspirado pelo Dia Internacional da Mulher – 8 de março – o objetivo do evento é tratar a condição das mulheres na contemporaneidade. Aberto ao público, o Ciclo de Debates e Mostra de Cinema ocorrerão no Campus Liberdade e no Anexo I (prédio do ICBEU), entre os dias 14 e 24 de março de 2018.

 

Mini-currículos das profissionais:

Anna Flávia Dias Salles é roteirista desde 1989, com experiência em televisão, conteúdos interativos para espaços museográficos, criação a partir de plataforma colaborativa via web, aplicativos multimídias, vídeos, curtas, longas. Atualmente desenvolve roteiros para longas metragens e série de animação para Rede Minas com a Anaya Produções. Doutoranda na Faculdade de Letras da UFMG com a pesquisa: Da pele da palavra ao cerne da película – a escrita cinemática de Carlos Adriano e Cao Guimarães.  

 

Francine Barbosa é roteirista e professora de roteiro. Como roteirista, trabalhou no desenvolvimento do longa metragem "A Cidade Aqui Dentro", dirigido por Matias Mariani (com previsão de estreia em 2018) e no terceiro longa metragem de Dea Ferraz, "Castela" (em financiamento). Desenvolveu projetos de seriados para diversas produtoras e foi roteirista da série "A Revolta dos Malês" (previsão de lançamento em 2018). Participou das comissões de seleção do laboratório de desenvolvimento de projetos latino americanos BrLab, do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, do ProAC-SP e do Ministério da Cultura. Como professora, ministrou cursos e oficinas na Biblioteca São Paulo, Academia Internacional de Cinema, Oficinas Tela Brasil, Programa VAI e Festival Diálogo de Cinema, entre outros.

Marília Rocha dirigiu "A cidade onde envelheço" (2017), melhor filme e melhor direção Festival de Brasília, "A falta que me faz" (2010), melhor filme Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, "Acácio" (2008), "Aboio" (2005), melhor filme Festival É Tudo Verdade. Além da estreia em salas e participação em festivais, os filmes foram exibidos em museus como MoMA, New Museum e Mildred Lane Kemper Art Museum (USA), Musée d’ethnographie Neuchâtel (Suíça). Seus trabalhos tiveram retrospectivas no festival Dockanema em Moçambique, Semana dos Realizadores RJ, festival Visions du Réel, Suíça e no Festival de Cine Internacional de Ourense, Espanha. Atualmente desenvolve roteiro para uma série de TV que compõe o Núcleo Criativo “Transcriações”, sobre diálogos entre literatura e cinema.

Joana Oliveira é diretora e roteirista. Graduou-se em Direção de Cinema pela EICTV, Cuba. Seus curtas já foram exibidos em festivais como Festival de Cartagena (Colômbia),  San Diego Latino Film Festival (EUA), Lakino (Alemanha), Festival Internacional de Huesca (Espanha), Festival de Guadalajara (México), Festival de Cine de Valdívia (Chile), Forumdoc, Mostra de Tiradentes, Cine Ceará, Festival de Gramado. Em 2010, lançou “Morada”, seu primeiro longa documental. Joana é mestre em cinema pela UFMG. Atualmente é coordenadora da graduação em Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Una e trabalha como roteirista em três séries de TV, além de desenvolver longas-metragens. Joana é sócia da empresa produtora Vaca Amarela Filmes.

Mediadora:

Tatiana Carvalho Costa é professora do Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário Una em Belo Horizonte, onde coordena o projeto de extensão PRETANÇA. Realizadora audiovisual, atuou como colaboradora no Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais – NUH/UFMG e é integrante do movimento segundaPRETA. Co-autora dos livros “Olhares Contemporâneos: Comunicação, Moda e Cinema” (editora IUS, 2011) e “Mulheres Comunicam: Mediações, Sociedade e Feminismos” (editora Letramento, 2016).

A Una te ajuda a estudar

ProUni - Governo Federal

O Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudo integrais e parciais.

Saiba mais

PRAVALER Fácil - Para veteranos

Pague metade da mensalidade sem juros durante um ano, com um prazo maior para pagar seu curso.

Saiba mais

Descontos Una

São 8 tipos de descontos, em diferentes categorias, para facilitar seu ingresso na Una.

Saiba mais

Convênios Corporativos Una

O Programa atende às necessidades de capacitação dos colaboradores das empresas e entidades parceiras.

Saiba mais

FIES - Governo Federal

Conheça as regras e condições do Fundo de Financiamento Estudantil.

Saiba mais

Conheça o Ampliar - Financiamento Estudantil

O Ampliar é um novo espaço de consultoria e contratação de produtos financeiros, que dispõe de uma equipe de consultores especializados em soluções de financiamento estudantil.

Saiba mais

Garantia Estudantil

O programa de Garantia Estudantil foi criado visando a estabilidade do aluno, em caso de desemprego dele ou do responsável pelo pagamento das mensalidades.

Saiba mais

Una Juro Zero - Parceria PRAVALER

Pague metade do valor das mensalidades enquanto estuda, e a outra metade depois que se formar, sem juros!

Saiba mais
Ficou alguma dúvida?
Mande seu contato para falarmos com você.
Nome
Email
Telefone