24 ago 2018

Lançamento do livro “O dragão e o canário”

No dia 24/8, a partir das 19h30, o professor da Una, Luiz César Fernandes, lançará seu livro intitulado “O dragão e o canário: o investimento direto estrangeiro em voos opostos”.

O evento de lançamento acontecerá no auditório da Una Linha Verde (Av. Cristiano Machado, 11157 – Vila Suzana, Belo Horizonte).

Sinopse do livro

A partir dos anos 1990, a hegemonia do pensamento liberal passa a ser vigente nas economias capitalistas. O Estado interventor cede espaço ao modelo onde o mercado é o principal indutor do sistema econômico. Países adotam medidas liberalizantes em busca de maior abertura comercial e financeira, dentre as quais, atrair o Investimento Direto Estrangeiro (IDE). Brasil e China passam estar entre os maiores receptores desse aporte de capital. Por meio desse, acreditava-se que aconteceria um “choque” de competitividade a essas economias no âmbito micro e macroeconômico. Todavia, viu-se que as direções que assumem esses fluxos de investimentos num país depende do tipo de reforma que esse implementou para recebê-los, como foi realizado o processo de abertura econômica e como essa se fez continuar. Passado três décadas, o resultado entre ambos os países foi bem diferente. Deu-se em voos opostos!

Estude na Una!