29 nov 2019

A Cidade Universitária vai sediar o “Mesa ao Vivo”, maior circuito gastronômico do país

Autora de uma culinária autêntica e marcante, e sempre aberta a movimentar o setor da gastronomia, Belo Horizonte se prepara para sediar uma nova edição do Mesa Ao Vivo Minas Gerais, nos dias 29 e 30 de novembro.

Teremos o coordenador de Gastronomia da Una, Edson Puiati, como anfitrião e um dos principais chef’s do evento.

 

Este, que é o maior circuito gastronômico do país, promovido pelo Mundo Mesa – núcleo de inteligência especializado no setor –, será guiado pelo tema “MINAS GERAIS, o Destino Criativo da Gastronomia”, em consonância com o momento atual vivido pela cidade, recém-eleita Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO.

O evento acontece na Cidade Universitária Una Aimorés.  O Mesa Ao Vivo, tradicional grade de aulas-show, palestras e degustações do circuito, conta com chefs de peso do próprio Estado, do Brasil e de fora do país.

Simultaneamente às aulas, a tradicional Farofa do Brasil, localizada em área completamente gratuita da Una, promove a reunião de pequenos produtores da região com o intuito de oferecer o melhor da gastronomia e da cultura local. Em uma grande feira, o público tem a oportunidade de conhecer o trabalho dos expositores, provar diferentes produtos e pratos típicos de Minas Gerais e levá-los para casa a preços populares.

Consulte a programação aqui.

 

Gastronomia é na Una

Para aproveitar a curva ascendente de crescimento, o melhor caminho é a profissionalização. “Apoiamos e participamos do processo de construção da candidatura de BH como Cidade Criativa, mas nossa maior contribuição é por meio da formação de mão de obra de alta qualidade para o setor”, diz o coordenador e professor do curso de Gastronomia da Una, Edson Puiati. A Una oferece o curso desde 2014 e tem como objetivo formar um profissional completo e versátil para atender o mercado em constante mudança.

Para Puiati, o mercado gastronômico passa por um momento de glamourização, mas o fato é que comer é um ato social, servir as pessoas é prazeroso e é umas das maiores redes sociais onde se compartilha ideias, negócios, prazer, e muitos cheiros e gostos. “Talvez este último conceito faz da profissão um mercado em expansão e não meramente uma fase. Acredito que há muito ainda para evoluir no segmento da alimentação, a diversidade de ingredientes nos estimula a criarmos modelos cada vez mais inusitados e evoluídos, daí a justificativa da expansão”, explica.

O curso abre possibilidades de empreender os mais diversos tipos de negócios dos formais ao informais, opção de trabalhar gestão de negócios em alimentação, cozinhas comerciais, shoppings, empresas, indústria de alimentos, dentre muitas outras oportunidades.

O Curso de Gastronomia da Una é a avaliados pelo INEP com nota máxima (5) em reconhecimento. E tem uma duração de 2 anos em 4 semestres divididos em 2 ciclos.