FIES – Governo Federal

Esta modalidade de financiamento faz parte do Ampliar. Clique aqui e saiba tudo sobre o programa.

Acesse queromeufies.com.br e saiba mais!

Acesse o SOL Pré-matrícula

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

De acordo com a resolução nº 4.432, de 23 de Julho de 2015, publicada no Diário Oficial da União em 27 de julho de 2015, os contratos do FIES, realizados a partir da data de publicação, estão sujeitos a taxa efetiva de juros de 6,50% a.a.

Quem pode participar?

Pode se inscrever no processo seletivo do Fies o estudante que:

I) Não tenha concluído curso superior.
II) Tenha participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.
III) Tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até dois e meio salários mínimos.

Podem se inscrever ainda, independentemente de terem participado do Enem:

O estudante que possua a condição de professor integrante do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério da educação básica e que se inscreva em cursos de licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia na sua área de atuação, estará dispensado do cumprimento do item I, apresentado acima.

O estudante que tenha concluído o ensino médio anteriormente ao ano de 2010, inclusive que atenda a condição acima, e que não tenha participado de alguma das edições do Enem a partir de 2010, estará dispensado também do item II (acima). Caso tenha participado de alguma das edições do Enem a partir de 2010, também poderá optar pela dispensa do item II.

O estudante somente poderá se inscrever em 1 (um) único curso e turno de graduação dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo do Fies.

Quais são as condições do financiamento para novos contratos?

Os financiamentos concedidos com recursos do Fies a partir do segundo semestre de 2015 têm taxa de juros de 6,5% ao ano.

Durante o curso, o estudante deve pagar, a cada três meses, o valor máximo de até R$ 150, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para começar a pagar o financiamento. Nesse período, deve continuar pagando, a cada três meses, o valor de até R$ 150, referente aos juros que incidem sobre o financiamento.

Encerrado o período de carência, o financiamento pode ser pago pelo estudante em até três vezes o período financiado do curso.

O que mudou no Fies?

No segundo semestre de 2015, o Fies apresentou as seguintes mudanças:

• Concessão do financiamento a estudantes com renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até dois e meio salários mínimos.
• Prioridade na oferta de financiamento em cursos com conceitos 5 e 4 no Sinaes.
• Prioridade na oferta de financiamento em cursos nas áreas de formação de professores (licenciatura, pedagogia e normal superior), saúde e engenharias.
• Prioridade na oferta de financiamento em cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro–Oeste, exceto o Distrito Federal.
• Processo seletivo, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para que o estudante obtenha o financiamento.
• Concessão de desconto de 5% no valor das mensalidades, pelas instituições, para os estudantes financiados pelo Fies.

As mudanças são válidas somente para novos contratos?

As novas regras são válidas somente para os contratos assinados a partir do segundo semestre de 2015. Os estudantes que contrataram o financiamento até o primeiro semestre mantêm as antigas condições.

Inscrições

As inscrições dos estudantes interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies – Fies Seleção, no site http://fiesselecao.mec.gov.br

Como o estudante deve proceder após concluir a inscrição no SisFies?

Após a conclusão da inscrição no SisFies, o estudante deve:

Validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até 10 dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição.

Comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à data da validação das informações pela CPSA.

Quais as implicações para o candidato que apresentar informações ou documentos falsos em alguma das fases do processo seletivo do Fies?

A apresentação de informações ou documentos falsos implicará a reprovação do estudante no processo seletivo do Fies e, se apurada posteriormente à formalização do contrato de financiamento, ensejará seu encerramento, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis.

Aproveitamento acadêmico

O estudante que possui FIES, deverá ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo. Exemplificando: um estudante que cursa quatro disciplinas em um período letivo, deverá ser aprovado em, pelo menos, três disciplinas, o que representa um percentual de aprovação de 75%. Caso seja aprovado em apenas duas disciplinas, poderá ter o financiamento encerrado, visto que totalizou somente 50% de aproveitamento.

Clique aqui para acessar os documentos do Protocolo de Entrevista

Clique aqui e conheça a CPSA do seu Campus

A Una te ajuda a estudar

ProUni - Governo Federal

O Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudo integrais e parciais.

Saiba mais

PRAVALER Fácil - Para veteranos

Pague metade da mensalidade sem juros durante um ano, com um prazo maior para pagar seu curso.

Saiba mais

Descontos Una

São 8 tipos de descontos, em diferentes categorias, para facilitar seu ingresso na Una.

Saiba mais

Convênios Corporativos Una

O Programa atende às necessidades de capacitação dos colaboradores das empresas e entidades parceiras.

Saiba mais

FIES - Governo Federal

Conheça as regras e condições do Fundo de Financiamento Estudantil.

Saiba mais

Conheça o Ampliar - Financiamento Estudantil

O Ampliar é um novo espaço de consultoria e contratação de produtos financeiros, que dispõe de uma equipe de consultores especializados em soluções de financiamento estudantil.

Saiba mais

Garantia Estudantil

O programa de Garantia Estudantil foi criado visando a estabilidade do aluno, em caso de desemprego dele ou do responsável pelo pagamento das mensalidades.

Saiba mais

Una Juro Zero - Parceria PRAVALER

Pague metade do valor das mensalidades enquanto estuda, e a outra metade depois que se formar, sem juros!

Saiba mais
Ficou alguma dúvida?
Mande seu contato para falarmos com você.
Nome
Email
Telefone