Ânima Educação e AWS abrem inscrições para nova edição da Liga Ânima AWS DeepRacer

Estudantes da Una poderão se inscrever até 27 de abril para participar da competição de veículos autônomos inteligentes e aprimorar suas habilidades em machine learning

A Ânima Educação, uma das maiores organizações de educação superior no país, e a Amazon Web Services estão com inscrições abertas para a Liga Ânima AWS DeepRacer. Estudantes de várias instituições de ensino integrantes do Ecossistema Ânima de Aprendizagem de diversas regiões do Brasil, entre elas a Una poderão aprender a programar seu próprio veículo autônomo inteligente e participar da competição, idealizada pela AWS, que tem como objetivo auxiliar alunos de diferentes níveis de conhecimento técnico a aprimorar suas habilidades de Machine Learning (ML). Podem se inscrever gratuitamente, em equipes de um a três integrantes, estudantes da São Judas (SP), Una e UniBH (MG), UniCuritiba (PR), Unisul e UniSociesc (SC), Ages (BA), e UniFG (BA), de qualquer curso, incluindo os das pós-graduações, até 27 de abril clicando aqui.

“Desde que iniciamos o processo de Transformação Digital da companhia, a inovação passou a ser cada vez mais presente no currículo das nossas instituições de ensino em todo o país. Por meio da nossa parceria com a AWS, nossos estudantes poderão vivenciar uma experiência única e transformadora, adquirir novos conhecimentos e habilidades que vão levar por toda a vida profissional”, acrescenta Patricia Fumagalli, VP de Transformação Digital da Ânima Educação.

Ainda de acordo com a executiva, essa parceria inédita entre as marcas, se dá por meio da Unidade Curricular Dual (UC Dual) e programas de extensão universitária, um diferencial exclusivo do modelo de ensino do Ecossistema Ânima, que conecta estudantes e empresas, além de ajudar os alunos a aprender na prática os conceitos vistos em sala de aula. “Parcerias como esta reforçam ainda mais o DNA da Ânima em oferecer aos estudantes uma educação de qualidade e que os colocam frente à rotina de trabalho e dos desafios reais do mundo do trabalho”.

O AWS DeepRacer é uma forma interessante e divertida de dar os primeiros passos com o Reinforcement Learning (RL – Aprendizado por Reforço). Esta ferramenta de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês) é utilizada em diversas aplicações como o desenvolvimento de carros autônomos, assim como sistemas assistentes virtuais acionados por voz, como a Alexa. Sua grande vantagem é aprender comportamentos complexos, além de poder tomar decisões de curto prazo enquanto otimiza para metas de prazo mais longo. Os participantes aprenderão a criar e treinar seus veículos, além de simular e aplicar o que desenvolveram em uma pista de corrida virtual, especialmente desenvolvida para a competição.

Etapas da corrida

Após o encerramento das inscrições, as equipes participarão de um workshop ministrado por especialistas da AWS sobre machine learning em que aprenderão como desenvolver a inteligência dos veículos para a prova e os desafios que devem completar. Entre os dias 9 a 13 e do dia 17 a 21 de maio, a equipe da AWS estará disponível para auxiliar as equipes com suas dúvidas.

A corrida de qualificação será realizada entre os dias 14 e 16 de maio. Passam para a fase final os 20 primeiros colocados no ranking, que será formado pelas quatro equipes que tiveram os melhores tempos durante a prova e mais duas equipes de cada universidade que tiveram os menores tempos. A disputa pelo título acontecerá no dia 22 de maio, em evento transmitido ao vivo, e os tempos finais serão divulgados no dia 24 de maio, pelo site da competição.

A Liga Ânima AWS DeepRacer é uma das iniciativas do programa AWS Educate, que oferece conteúdo e programas para o aprimoramento de habilidades para carreiras na nuvem a instituições de ensino, educadores e estudantes. Atualmente, mais de 2.400 instituições, 10 mil educadores e centenas de milhares de estudantes utilizam o AWS Educate em mais de 200 países e territórios.