Desempenho dos alunos de Direito – meeting de negociação 2020

Nossos alunos do Curso de Direito participaram neste fim de semana (30 e 31 de maio) do campeonato sudeste do meeting de negociação 2020 sendo classificados para o campeonato nacional que acontecerá em Julho.  O campeonato foi disputado por 15 equipes e instituições de ensino do Brasil e a equipe da Una se classificou em segundo lugar. A etapa nacional será realizada toda em inglês. Estiveram à frente de equipes como USP, UFMG, PUC/SP, PUC/MG e UFRJ.

O Meeting Negociação tem sua origem na International Negotiation Competition (INC), um evento com mais de 20 anos de existência que recebe profissionais e equipes de estudantes de inúmeros países, ocorrendo todo ano em um local diferente, com o objetivo de fomentar a arte da negociação e de desenvolver e aprimorar habilidades por meio de capacitações, práticas de negociação, feedbacks, compartilhamento de aprendizados e networking.

Durante o primeiro semestre, o Meeting se realiza em etapas regionais por todo o Brasil (Qualificatórias) e uma Etapa Nacional, cuja equipe melhor classificada representa o Brasil na INC (Internacional Negotiation Competition). Além das Qualificatórias e da Etapa Nacional, o Meeting de Negociação promove a capacitação dos envolvidos através de palestras e workshops realizados em parceria com a CMI Interser.

Após uma maratona de rounds, em que alunos universitários demonstravam habilidades em lidar com conflitos, através de técnicas da negociação, o Centro Universitário Una, representado por uma equipe multicampi – Aimorés e Barreiro, tendo como coach o Professor Ivan Pompeu, foi selecionada em segundo lugar, dentre 14 equipes participantes, para participar da Etapa Nacional do Meeting.

O intuito do Meeting de Negociação é possibilitar o aprendizado das ferramentas de negociação e explorar suas técnicas e o aspecto humano e relacional envolvido, por meio da experiência vivenciais e compartilhamento de aprendizados, que proporcionam maior clareza e efetividade na busca dos melhores caminhos para a colaboração, mesmo em meio de interesses conflitantes.

A presença da Equipe Una no time de finalistas resulta de um esforço contínuo em estimular os alunos a lidarem com os conflitos, através dos meios adequados. A escolha dos alunos foi realizada através de Edital gerido pelo NUSC (Núcleo de Solução de Conflitos), que também realizou a orientação e mentoria dos discentes, em especial, professores Ivan Guimarães Pompeu e Camila Pereira Linhares.