Outubro Rosa ganha ação educativa e jantar com alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama
 

Matéria

Outubro Rosa ganha ação educativa e jantar com alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama

24 / Outubro / 2023

Evento gratuito acontece na sede da Una Pouso Alegre, no dia 25 de outubro

 

A Una Pouso Alegre organiza a mostra “Outubro Rosa: se ame, se toque, se cuide”, dentro das ações realizadas em todo país, no mês de prevenção ao câncer de mama. A programação é aberta ao público e será realizada nesta quarta-feira (25/10), das 19h às 22h, na Faculdade Una Pouso Alegre (rua João Basílio, 420, Centro).

Planejamos um ciclo de informações sobre o câncer de mama, com estações montadas dentro da Una, envolvendo vários cursos da graduação com ações que acontecem ao mesmo tempo”, explica sobre a dinâmica, a professora do curso de Nutrição da Una, Élida Paula Dini de Franco. Ela é integrante do projeto de extensão Educação em Saúde, que planeja a ação pelo terceiro ano consecutivo.

A ideia é que os visitantes façam um passeio pela Faculdade e vão parando nas estações. No final, eles chegam ao laboratório de Técnica Dietética, onde terá a degustação do jantar”, detalha a professora. As estações serão as seguintes:

 

Estação 1 – Biomedicina – Prevenção e detecção precoce do câncer

Estação 2 – Enfermagem – Autoexame das mamas

Estação 3 – Farmácia – Medicamentos oncológicos

Estação 4 – Fisioterapia – Autocuidado para pacientes oncológicos

Estação 5 – Estética – Maquiagem e uso de acessórios para pacientes em tratamento

Estação 6 – Odontologia – Cuidados orofaciais para pacientes oncológicos

Estação 7 – Psicologia e Pedagogia – Como trabalhar o equilíbrio psicológico durante o tratamento

Estação 9 – Nutrição – Degustação de jantar e de alimentos para prevenção do câncer

 

Sobre o câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, com exceção dos tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste.

Entre os principais sintomas do câncer de mama estão nódulos de consistência endurecida, fixos ou que aumentam de tamanho; saída de secreção pelos mamilos; descamação na aréola e/ou no mamilo; presença de íngua ou um caroço debaixo da axila; aumento repentino e progressivo da mama; pele áspera com aspecto de casca de laranja; retração da pele da mama; e mudança no formato do mamilo.

Nos homens com mais de 50 anos, o câncer de mama se caracteriza por um caroço palpável na mama, principalmente de um lado só, e quando há saída de secreção pelo mamilo.

Os tratamentos para a cura do câncer de mama estão muito avançados, mas, a adoção de hábitos saudáveis se torna uma ferramenta de prevenção.