Una Contagem oferece atendimento odontológico gratuito para mulheres nos dias 21 e 22 de março
 

Matéria

Una Contagem oferece atendimento odontológico gratuito para mulheres nos dias 21 e 22 de março

13 / Março / 2024

As interessadas devem se inscrever até o dia 18

No mês das mulheres, a Una Contagem (Avenida Maria da Glória Rocha, 175 – Lote 01 Letra B – Bitacula) realiza uma ação especialmente voltada para promover a saúde bucal e o bem-estar feminino. Nos dias 21 e 22 de março, a Clínica Odontológica da Una Contagem fará atendimentos odontológicos gratuitos apenas para elas.

As mulheres interessadas deverão se inscrever, até o dia 18 de março, pelo link. A iniciativa vai beneficiar 58 mulheres com atendimento odontológico gratuito, realizado por estudantes de Odontologia da Una, sob supervisão dos professores do curso.

Isadora Castro, coordenadora da Clínica Odontológica da Una Contagem, destaca a importância da ação. “Trata-se de uma oportunidade de aprendizado para nossos alunos e de engajamento com as demandas da comunidade. Para a população, é uma possibilidade de acesso a informações sobre saúde bucal, além do atendimento gratuito e de qualidade”.

Saúde bucal feminina

As alterações hormonais durante a vida das mulheres tendem a gerar mudanças também na saúde bucal. Nas fases de maior oscilação hormonal, as gengivas podem ficar mais sensíveis à placa bacteriana, o que facilita possíveis infecções, impactando a saúde da boca.

Além disso, mulheres em idade mais avançada costumam ser mais suscetíveis à perda de dentes, devido à redução acentuada na salivação e diminuição da concentração de cálcio no organismo causada pela osteoporose.

A gravidez também é um período que pode provocar alteração na saúde bucal das mulheres, devido ao aumento da progesterona, hormônio essencial na gestação. E ainda o consumo de contraceptivos orais podem facilitar a inflamação das gengivas, o que em alguns casos permite a manifestação de doenças periodontais.