ORIENTAÇÕES PARA PROVA 10/4  – CONCURSO DE BOLSA DA PÓS-GRADUAÇÃO UNA

REGRAS E CONFIGURAÇÕES TÉCNICAS

  1. Para o concurso de bolsa on-line, além do estabelecido nos demais itens deste Edital, o candidato deverá considerar os seguintes critérios:
    1. O candidato deverá realizar a prova on-line, via site, nos links disponibilizados nas datas e horários informados nas comunicações gerais. Para realização da prova, os participantes deverão seguir as instruções que serão disponibilizadas durante a navegação. 
    2. O candidato poderá ser submetido a biometria facial antes e durante a realização das provas.
    3. Os candidatos serão filmados e/ou fotografados durante o período de realização da prova, para fins de fiscalização e validação da identidade do candidato, bem como da vedação de condutas fraudulentas. As imagens serão armazenadas em espaço virtual próprio e serão utilizadas exclusivamente para fins de reconhecimento facial no período da avaliação, por equipe especializada que auditará o certame. Para tanto, o candidato ao realizar a inscrição autoriza a utilização, registro e armazenamento de sua imagem para o fim descrito neste item
    4. As orientações para redigir a carta de intenção serão disponibilizadas no site antes do início da prova. 
    5. O formato da prova seguirá o estabelecido no item 4.2.
    6. Para realização de provas on-line no site, o candidato deverá possuir ou ter acesso a computadores com as seguintes configurações mínimas:
  • Processador Intel Dual Core ou compatível com o mínimo de 512MB de memória RAM e espaço disponível em disco rígido (HD) de 1GB; 
  • Equipamento com câmera disponível (para atendimento ao disposto no item 3.20.3 deste edital)
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024×768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);
  • Sistema operacional Windows 7 ou superior;
  • Navegadores Microsoft Edge +20, Mozilla Firefox 20+ e Google Chrome 20+ (recomenda-se o uso exclusivo de um dos navegadores indicados).
  • Máquina Virtual Java (Java Runtime Environment) da Oracle (versão 6 ou superior);
  • Adobe Flash Player 10 ou superior;
  • Adobe Reader 9.0 ou superior;
  • Acesso à internet, com velocidade mínima de conexão de 300 kbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail).
  1. Para realização de prova pelo smartphone ou tablete, seguem as configurações mínimas.
  • Navegadores: Microsoft Edge 81+, Mozilla Firefox 76 + e Google Chrome 81+
  • Câmera frontal. 
  • Conexão com a internet de no mínimo 1 MB.
  1. Será de responsabilidade do candidato qualquer situação ou fator de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados durante a realização da prova.
  2. Durante a realização das provas, por qualquer motivo, inclusive de instabilidade técnica/internet, o candidato que abandonar as provas, não poderá retornar para terminá-la 
  3. É de exclusiva responsabilidade do candidato a estabilidade e a qualidade técnica dos equipamentos/internet utilizadas para a realização das provas.
  4. Será de responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da utilização durante as provas de navegadores diferentes dos indicados no item 1.1.6.
  5. É vedada a gravação da prova on-line.

 

REGRAS DE PROVA

  1. O processo é composto por uma Redação, tipo Carta de Intenção; 
    1. O tempo limite para concluir a Carta de Intenção é de 2hs. O tempo de prova começa a ser contado a partir do momento em que o(a) candidato(a) clica na prova, entretanto o prazo final é até as 18hs, isto é, caso inicie a prova às 17:30h terá apenas 30 minutos para finalizá-la.
    2. É responsabilidade do candidato acompanhar o tempo da prova. Quando concluído o tempo definido, o sistema ficará indisponível.
  2. Em nenhuma hipótese, haverá repetição, recorreção, revisão ou realização de prova em segunda chamada nem serão concedidas vistas as cartas de intenção.  
  3. Será automaticamente eliminado o candidato que: 
  • Valer-se de meios fraudulentos na inscrição ou na realização das provas;
  • Não realizar a prova, seja qual for o motivo alegado;
  • Não enviar documento de identidade válido que bem o identifique;
  • estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação (tais como agenda eletrônica, relógio digital, telefone celular, smartphone, tablet, pager, walkman, mp3, receptor, gravador, laptop, iPod, fones de ouvido e equipamentos similares);
  • Permanecer usando óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria;
  • Lançar mão de meios ilícitos para a execução das provas;
  • perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;
  • O candidato que estiver realizando a prova on-line na presença de outras pessoas no mesmo ambiente;
  • Estiver consultando ou manuseando algum material ou dispositivo além do utilizado para a realização da prova on-line;
  • O candidato que não realizar os procedimentos indicados para envio da prova e que por motivos técnicos não salvar ou não encaminhar suas respostas por meio da plataforma digital. 
  • Plagiar integral ou parcialmente qualquer conteúdo durante a realização da prova.
  • Ausentar-se do ambiente de prova por mais de 5 minutos
  1. Também motivará a eliminação do candidato, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste edital e/ou em outros instrumentos normativos relativos ao processo seletivo, nos comunicados, nas instruções ao candidato e/ou nas instruções constantes nas provas, bem como o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida na aplicação das provas.  
  2. Quando, após as provas, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou qualquer outro, ter o candidato utilizado processos ilícitos, sua prova será anulada e ele será automaticamente eliminado do processo seletivo.   
  3. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em virtude de afastamento de candidato da sala de provas.  
  4. Os links de inscrição ficarão abertos até o dia 9 de abril, às 16h.
  1. Tendo em vista a realização das provas no ambiente digital, todos os candidatos deverão realizar o upload do documento de identidade (RG ou da CNH) para fins de validação da identidade e comparação com a biometria facial, a que será submetido durante a realização das provas, no período de 08/04 até o dia 10/04/2021, clicando aqui.

1.5.1 O candidato que não realizar o upload do documento ou que não enviar o documento válido que bem o identifique, não terá sua prova corrigida.

ACESSE AQUI A PROVA.