Una e Fiemg fazem parceria

Una e Fiemg assinam acordo com o objetivo de aumentar a competitividade da indústria e a empregabilidade de jovens.

A Una, instituição integrante da Ânima Educação, e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), firmaram uma parceria inédita para ampliar a empregabilidade, a competitividade e a inovação no estado. Com o programa INDÚSTRIA JOVEM as entidades esperam promover novas soluções para produtos e serviços, estágio avançado em todos os segmentos industriais, formação de mão de obra especializada para atender a indústria, e o maior aproveitamento das estruturas de educacionais das entidades. O acordo foi anunciado durante o Simpósio dos professores da Ânima em Belo Horizonte, no dia 4 de fevereiro.

O foco da parceria está na experiência profissional na prática. Entre as novidades estão a criação de Hub de Soluções para a indústria, o Programa de Trainee que vai aproximar melhores alunos de grandes indústrias, estágios avançados em todas as áreas de atuação da Fiemg e um espaço para docentes da Una nas Câmaras e Conselhos de áreas técnicas como jurídico, econômico e trabalhista.

Com o projeto, os estudantes da Una de 19 unidades acadêmicas de Belo Horizonte, Região Metropolitana da Capital e mais sete cidades do interior terão acesso aos laboratórios da rede SESI e SENAI de Ensino, e também às empresas parceiras da Federação, alinhando assim, o saber teórico à prática de mercado, formando profissionais mais capacitados para as demandas da indústria. “Um dos espaços que os alunos poderão utilizar é o do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI FIEMG). É um moderno complexo de laboratórios que tem em seu quadro de funcionários mestres e doutores prontos para solucionar os problemas do setor produtivo”, finalizou Roscoe.

O reitor Rafael Ciccarini concorda com a desarticulação entre os conteúdos ministrados em aulas e os problemas da vida real. “Muitas vezes a indústria recebe um aluno com a teoria, porém na prática tem que treiná-lo de novo. A Una, dentro do nosso posicionamento estratégico, é a marca que mais deseja estar mais perto do mercado de trabalho. O aluno da Una quer qualidade e condições de transformação para o país e para a vida dele. É um aluno que trabalha de dia e estuda à noite, é inquieto e que não se conforma com o status quo dele e das coisas. Tudo o que ele quer é de fato uma proximidade com quem pode empregá-lo”, explica.

A parceria vai beneficiar também os alunos da rede privada de Educação Básica da Fiemg (Sesi – 34 escolas) e da rede de educação profissional (Senai – 83 escolas), que terão acesso aos laboratórios e estruturas da Una.