Podcast “Cinema, Etc…” propõe uma discussão sobre a sétima arte nos nossos dias

Em 2020, o mundo assistiu a uma mudança significativa na forma como consumimos entretenimento e nos temas trabalhados pelo audiovisual.

Se por um lado nos vimos mais reclusos, sem a possibilidade de frequentar momentaneamente as salas de cinema; por outro as produções cinematográficas assumiram ainda mais um papel de protagonismo em nossas vidas, refletindo o momento e o mundo em que vivemos.

O cinema, então, se tornou ainda mais relevante. Questões sociais invadiram as produções e mostraram que a sétima arte não se furta à discussão, nos fazendo pensar em nossas vidas, refletidas na tela sob as mais variadas égides.

Tendo isto em mente, surge o projeto “CINEMA, ETC…”: uma evolução das conversas anuais sobre o Oscar que sempre reúnem os projetos Esquema Novo e Culturadoria nos primeiros meses do ano, desde 2016. O intuito agora é aprofundar o diálogo e refletir não somente sobre o momento do cinema, mas como ele se encaixa no mundo em que vivemos.

Para tal, a temporada de premiações e os filmes envolvidos nela serão o ponto de partida. O intuito é não só falar sobre filmes e prêmios, mas provocar uma discussão sobre o cinema, sua relevância em 2021 e como ele se ficou mais próximo de todos nós neste período.

Nesta primeira temporada, o podcast conta com o patrocínio do Centro Universitário UNA. Esta parceria possibilitará um diálogo ainda maior com o universo acadêmico, em especial com o curso de Cinema da UNA. Os alunos serão convidados a participarem do podcast, opinando sobre o estado atual do cinema e ajudando a entender melhor o ponto em que estamos.

E quando chegar o mês de abril, o projeto se estenderá para as redes sociais com uma série de videos alusivos ao Oscar, além de uma live no dia seguinte ao evento, comentando os vencedores e apontando as tendências para o futuro do cinema.

Ouça aqui o primeiro episódio de Cinema, Etc…:

;

CONHEÇA QUEM FAZ:

CULTURADORIA

Culturadoria é uma comunidade de curadoria de informação sobre entretenimento, artes e eventos. Foi criada pela jornalista Carolina Braga em setembro de 2016. O projeto é composto pelo site www.culturadoria.com.br, hospedado pelo Portal Uai, páginas no Facebook e Instagram, perfil no Twitter e canal no YouTube. É também uma coluna no Rádio, veiculada todas as sextas, na CBN, dentro do CBN-BH e um canal no YouTube.

ESQUEMA NOVO

Esquema Novo é o projeto criado por Fernanda Ribeiro, Rodrigo James e Terence Machado para valorização e divulgação da cultura da capital mineira. Semanalmente o trio se reúne para um bate-papo virtual que envolve as novas e velhas iniciativas e um panorama de quem produz cultura em Belo Horizonte, com um olhar bem particular, de quem já milita no meio há mais de 20 anos. Além do programa, o site oficial do projeto e o canal no Youtube ainda trazem videos especiais com entrevistas; a agenda cultural da cidade (com uma curadoria de eventos feita pelo trio); e outros conteúdos de entretenimento, como críticas de filmes, shows e textos especiais.

Acesse:
YouTube.com/esquemanovo.
Instagram: @esquemanovo2020.
Facebook: /esquemanovo2018.
Anchor: anchor.fm/cinema-etc
Ou nas principais plataformas de podcast do mercado.