Una firma parceria com Ministério Público para promover soluções de conflitos entre familiares

O Núcleo Una Solução de Conflitos (NUSC), especificamente através dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social, firmou parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), na última quinta-feira (24/6), para ampliar a oferta do Programa de Efetivação dos Vínculos Familiares e Parentais – PROEVI.

Os estágios e o projeto de extensão da Una vinculados ao Programa de Efetivação dos Vínculos Familiares e Parentais – PROEVI atenderão familiares em conflitos intensos. Dentre eles estão crianças e adolescentes sem contato com algum dos membros; medidas protetivas em razão de violência doméstica; acusação de abuso sexual e/ou agressões físicas contra crianças e adolescentes, alienação parental.

O principal desafio dos alunos, que são supervisionados pelos professores, é  trazer as partes como protagonistas na solução dos conflitos apresentados e ativos na busca de saídas, considerando as histórias de vidas e possibilidades para cada caso.

Círculos restaurativos, psicoterapia individual e/ou familiar, acompanhamento social, assessoria jurídica, parceria e encaminhamento para a rede pública de saúde, assistência social, esporte, educação, são algumas das estratégias desenvolvidas de forma interdisciplinar.

O diferencial do PROEVI está no acompanhamento interdisciplinar, construção coletiva e resposta rápida às demandas da sociedade, construindo uma solução do conflito para cada caso. Os casos têm aproximadamente 60 dias de atendimento, incluindo o primeiro contato e o relatório final de envio ao MPMG no calendário,  e todos são acompanhados por estagiários dos três cursos (Psicologia, Serviço Social e Direito). 

Equipe Una e atendimento abrangente

O PROEVI é coordenado pela coordenadora do Curso de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia da Una, Eliane Pimenta, e conta com o apoio dos professores do curso de Direito do NUSC e do preceptor do Serviço Social, Marcelo Marques. 

Além dos alunos que atuam diretamente no atendimento, o PROEVI atinge um público mais abrangente por meio de estudos de casos com sessões abertas, lives, webinars e grupos de estudos com temas transversais à atuação interdisciplinar. A proposta é uma formação permanente, em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais, trazendo temas de impacto direto nas práticas desenvolvidas.