O que é o Prouni

O Prouni, Programa Universidade para Todos, é uma forma de você conseguir a sua bolsa de estudo integral ou parcial, de 50%, para fazer com mais tranquilidade o seu curso superior, seja para  graduação e sequenciais de formação específica. Mas se liga: só é válido para quem está em busca do primeiro diploma.

Requisitos necessários

Ter feito o Enem do ano anterior ao processo de concessão da bolsa.

Ter nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Ter cursado os 3 anos do ensino médio em escola pública ou em colégio particular com bolsa de 100%.

Não possuir nível superior completo.

Não possuir vínculo com Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Como participar do Prouni?

1

Confira neste quadro o nome da unidade da Una e o curso que você deseja estudar. Atente-se, pois você precisará informar os dados exatamente como constam nesta tabela.

 

2

Acesse o Portal do Prouni no MEC, clicando no botão abaixo, entre os dias 12 e 15 de janeiro, siga os passos e informe os dados que você levantou no passo anterior.

3

Acompanhe seu processo seletivo e fique de olho no resultado de aprovação da chamada regular.

 

Prouni – 2021/1

PROCESSO SELETIVO PROUNI – 2021/1

Edital nº 66, 08, dezembro, 2020

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos – Prouni referente ao segundo semestre de 2021 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 12 de janeiro de 2021 até as 23 horas e 59 minutos de 15 de janeiro de 2021, observado o horário oficial de Brasília – DF.

1.2. Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o CANDIDATO brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente à edição de 2019, observado o disposto no art. 8º da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2 de janeiro de 2015, e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:

I – tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

II – tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

III – tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

IV – seja pessoa com deficiência;

V – seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.

1.3. A inscrição no processo seletivo do Prouni condiciona-se ao cumprimento dos requisitos de renda estabelecidos nos §§ 1ºe 2ºdo art. 1ºda Lei nº11.096, de 13 de janeiro de 2005, podendo o CANDIDATO se inscrever às bolsas:

I – integrais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo; ou

II – parciais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 (três) salários mínimos.

1.3.1. Os limites de renda de que trata o subitem 1.3 deste Edital não se aplicam aos CANDIDATOS referidos no inciso V do art. 3ºda Portaria Normativa MEC nº1, de 2015, no caso especificado em seu respectivo parágrafo único.

1.4. Para efetuar sua inscrição o CANDIDATO deverá, obrigatoriamente, informar:

I – seu número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no referido Exame;

II – endereço de e-mail e número de telefone válidos, aos quais o Ministério da Educação poderá, a seu critério, enviar comunicados periódicos referentes aos prazos e resultados do processo seletivo do Prouni, e demais informações julgadas pertinentes;

III – dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar;

IV – em ordem de preferência, até 2 (duas) opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita e a adequação aos critérios referidos nos artigos 3ºe 6ºda Portaria Normativa MEC nº1, de 2015.

1.5. A inscrição do CANDIDATO no processo seletivo do Prouni implicará a concordância expressa e irretratável com o disposto na Portaria Normativa MEC n º 1, de 2015, no Termo de Adesão da instituição de educação superior – IES para a qual o CANDIDATO se inscreveu no Prouni, neste Edital, bem como nos editais das instituições para as quais tenha se inscrito.

 

Cronograma do MEC:

  • Primeira chamada: 19 de janeiro de 2021 – Verificar se foi aprovado na pré-seleção, no site eletrônico do MEC: http://siteprouni.mec.gov.br
  • Primeira chamadade 19 a 27 de janeiro de 2021. Período que os candidatos Pré-Selecionados na 1ª Chamada devem comprovar as informações, enviando os documentos.
  • Segunda chamada: 1º de fevereiro de 2021. – Verificar se foi aprovado na pré-seleção, no site eletrônico do MEC: http://siteprouni.mec.gov.br
  • Segunda chamada: de 1º a 9 de fevereiro de 2021. Período que os candidatos Pré-Selecionados na 2ª Chamada devem comprovar as informações, enviando os documentos.

 

  • LISTA DE ESPERA: 18 a 19 de fevereiro de 2021. Prazo para os inscritos não selecionados nas chamadas anteriores se manifestarem no Portal do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br) para concorrer.
  • 22 de fevereiro de 2021.Resultado para o candidato, com a sua inscrição, acessar o site do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br) e verificar se está na lista dos Pré-Selecionados na Lista de Espera;
  • Os CANDIDATOS que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão comparecer às IES e entregar a documentação pertinente para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, no período de 22 a 25 de fevereiro de 2021.
  • O registro no Sisprouni da aprovação ou reprovação do CANDIDATO pré-selecionado em lista de espera do Prouni e a emissão do respectivo Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados pelas IES no período de 26 de fevereiro de 2021 a 5 de março de 2021.

 

Site do ProUni: http://siteprouni.mec.gov.br

FAQ: http://siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php

Telefone do MEC: 0800-616161

Ao final de cada etapa deste processo seletivo a listagem de candidatos pré-selecionados poderá ser consultada nos links abaixo:
•1ª chamada (aguarde divulgação)
•2ª chamada (aguarde divulgação)
•Lista de Espera (aguarde divulgação)

Acesse o edital aqui.

Acesse aqui a relação de bolsas integrais oferecidas.

  • A entrega dos documentos será realizada por meio digital. O candidato pré-selecionado deverá apresentar a documentação de forma legível de todos os documentos próprios, e de seu grupo familiar de acordo com o Checklist disponibilizado no site da instituição para comprovação das informações prestadas em sua inscrição junto ao MEC. ALERTA: Na falta de algum documento o processo NÃO será aceito.
  • Para você que já é nosso aluno, deverá enviar os documentos via protocolo em seu acesso de Aluno no Ulife. Para isso, você precisa abrir o protocolo PROUNI: ANÁLISE DE DOCUMENTOS DA ENTREVISTA (MATRICULADO) e providenciar cópia em formato PDF dos documentos solicitados, conforme sua condição socioeconômica e grupo familiar. Enviar em um ÚNICO ARQUIVO.
  • Para você que não é nosso aluno, deverá proceder com à inscrição no Lync abaixo e aguarda o prazo de 24 horas para enviar os documentos via protocolo em seu acesso de pré-matrícula no Ulife; e abrir o protocolo – PROUNI: ANÁLISE DE DOCUMENTOS DA ENTREVISTA (NÃO MATRICULADO)e providenciar cópia em formato PDF dos documentos solicitados, conforme sua condição socioeconômica e grupo familiar. Enviar em um ÚNICO ARQUIVO.
  • Link de inscrição. Clique aqui
  • Após a validação das informações, o candidato deverá acompanhar o seu protocolo para proceder com sua matrícula, caso seja aprovado no ProUni.

Transferência Externa do Prouni

Saiba mais sobre o processo de transferência externa

A Portaria Normativa N° 19, de 20 de novembro de 2008 do MEC, estabelece que o processo de transferências para bolsistas ProUni e de critério de cada instituição de ensino. A Una já encontra dentro do limite exigido pelo MEC, dessa forma não aceitaremos transferência externas de bolsas para o primeiro semestre de 2021.

Manual do Bolsista (acesse aqui)

Transferência

O bolsista do Prouni poderá transferir a utilização da sua bolsa de estudo para outro curso afim e, ainda, que para turno, campus ou mesmo outra instituição de ensino.

Para que a transferência seja efetivada é necessário que:

  • As instituições de origem e de destino estejam de acordo com a transferência;
  • A instituição e o respectivo curso para o qual o estudante deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa;
  • Exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.

O processo de transferência somente é considerado concluído após a formalização da aceitação do estudante pela instituição de ensino de destino, por meio da emissão do Termo de Transferência do Usufruto de Bolsa. Uma vez concluída a transferência, o prazo de utilização da bolsa passará a ser o prazo do curso de destino, subtraído o período utilizado e suspenso no curso de origem.

O procedimento de transferência de bolsa é de caráter interno das instituições de ensino envolvidas, efetivando-se no âmbito do Sisprouni, não cabendo intermediação do MEC.

Perguntas frequentes

O Prouni – Programa Universidade para Todos – é um sistema que faz concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica a estudantes brasileiros, desde que ainda não tenham diploma de nível superior.

Sua nota tem que ser de no mínimo de 450 pontos e você não pode ter zerado a redação.

Existe sim. O Prouni é voltado para alunos que estudaram em escola pública, se for em escola particular precisa ter sido com bolsa de 100%.

Não. É necessário ter cursado as 3 séries do ensino médio.

Não. O Prouni é exclusivo para quem não possui nível superior completo.

Não. O candidato não pode possuir vínculo com Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

1) Acesse o sistema do Prouni e selecione 2 opções de curso da Una.

2) Se pré-selecionado, vá até a unidade escolhida para entregar seus documentos.

3) Deu tudo certo na matrícula? Se sim, é só aguardar o início das aulas na Una.

Dúvidas? Fale com a gente

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.