Seminário de Psicologia – Una Betim

A Una Betim promove, nos dias 6 e 7 de dezembro (sexta-feira e sábado) o I Seminário de Psicologia – “HumanaMente: Psicologia(s) e suas interdisciplinaridades durante o ciclo vital”

A abertura será na sexta-feira a noite, com duas palestras. E no sábado, diversas atividades, de 8h às 13h30.

Cronograma 06/12:

18h: Credenciamento

19h: Apresentação cultural

 

19h30:Palestra: Saúde mental no ciclo vital.

Palestrante:

– Aline Guedes Lúcio, especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais e em Dependência química pela PUC-MINAS. Psicóloga pela Universidade FUMEC. Atualmente é psicóloga efetiva da Rede de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Betim.

 

20h30: Ciclo de debate: Geração Y x Mortalidade juvenil.

Mediadores:

Geração Y:Karine Marques de Bernardi Aguiar, formada pela PUC-MINAS no curso de Serviço Social e pós graduação em Gestão com ênfase em Negócio. Atualmente trabalha como coordenadora de Recursos Humanos.

Mortalidade juvenil:Olivia Brun graduada em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestranda do programa de pós graduação em psicologia da mesma instituição, na área de concentração estudos Psicanalíticos. Atua como psicóloga clínica em consultório particular e é técnica Voluntária do Projeto CAVAS/UFMG. Possui experiência no atendimento de crianças e adolescentes, com ênfase na temática do traumatismo.

 

Cronograma 07/12

8h: Credenciamento

9h: Apresentação cultura

 

09h20: Ciclo de debate: As diversas formas de conjugalidade X Melhor idade?

Mediadores:

As diversas formas de conjugalidade:Jacques Trindade Ferreira, especialista em Ciências Penais e Mestre em Direito Processual pela PUC-MINAS. Advogado criminalista. Professor de Direito Penal e Processual da UNA. Formação em Psicanálise e Círculo Psicanalítico de Minas Gerais em curso;

Melhor idade?:Tarcia  Dutra, psicóloga clínica pela PUC-Minas com Licenciatura em Psicologia (1997). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Especialista em Administração Pública, com concentração em Gestão Pública pela FJP-Escola do Governo. Tutora no curso de Cuidados Paliativos EAD Feluma (2015 a 2018). Instrutora no Curso Multiprofissional em Terapia Intensiva: CMTI e EPSI/SOMITI. Coordenadora do Departamento de Psicologia da SOMITI/AMIB e membro da ABRAMEDE, da Comissão de Psicologia de Emergências e Desastres do CRP-MG. Trabalha no Núcleo de Ensino e Pesquisa no Hospital de Pronto Socorro João XXIII da FHEMIG, em Belo Horizonte-MG. É membro do Núcleo Docente Assistencial da Residência Multiprofissional em Saúde como pós-graduação em Emergência. Tem ampla experiência na área da saúde e organização de eventos científicos.

 

10h40: Ciclo de debate: Os impactos psicossociais do asilamento X Os impactos psicossociais da proximidade da morte.

Mediadores:

Os impactos psicossociais do asilamento: Grace Kelly Gomes, psicóloga e pós graduanda em Neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Os impactos psicossociais da proximidade da morte: Juliana Nassau, psicóloga pela UFMG e The University of Melbourne. Mestra em Medicina Molecular pela UFMG. Possui formação em Neurociências e Neuropsicologia Clínica pela UFMG.

 

11h40: Intervalo

12h: Oficinas:

 

As oficinas serão realizadas apenas no dia 07/12 e serão simultâneas.

Sexualidade durante o ciclo vital:

Lucas Lopes, psicólogo clínico, praticante da psicanálise, especialista em clínica da criança e do adolescente pela PUC-MINAS. Membro da Comissão de Psicologia, gênero e diversidade sexual do CRP-04, militante LGBTI+. Pesquisador nas áreas da Sexualidade e do gênero em uma perspectiva psicanalítica.

Impactos biopsicossociais na melhor idade:

Juliana Nassau, psicóloga pela UFMG e The University of Melbourne. Mestra em Medicina Molecular pela UFMG. Possui formação em Neurociências e Neuropsicologia Clínica pela UFMG.

Depressão e autoextermínio: Ramos Delgado

 

13h30: Encerramento

Link de inscrição aqui.