Una Itabira apoia resgate de animais vítimas do desastre em Santa Maria de Itabira

Os alunos do curso de Medicina Veterinária ajudam no atendimento emergencial, cirúrgico e clínico

Mais de 100 animais já foram resgatados desde o último domingo (21/02) pelo Grupo de Resgate de Animais em Desastre (Grad), com o apoio da Una Itabira, o Fórum Animal, e a Associação de Moradores Protetores dos Animais (Ampari), na cidade de Santa Maria de Itabira, em decorrência das enchentes.

Entre os animais resgatados, os alunos do curso de Medicina Veterinária da Una atenderam cães, gatos, cavalos, galinhas e pássaros da fauna nativa e exótica. A equipe continua atuando nas áreas que antes estavam isoladas para resgatar os animais sem data definida para encerrar o trabalho. 

“Nosso trabalho é fruto da união de profissionais e pessoas da comunidade que atuam de forma 100% voluntária que se mobilizam para não deixarem que os animais também sofram as consequências desse desastre”, afirma Ana Caroline Doyle Torres, coordenadora dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da Una Itabira. 

Cerca de 20 animais resgatados foram castrados no Centro Médico Veterinário da Una Itabira. O procedimento foi realizado por cirurgiões enviados pelo GRAD com o auxílio dos estudantes.

Após atendimento médico e alta, os animais que não forem identificados pelos seus tutores, serão encaminhados para adoção responsável. A divulgação da ação será realizada pelas mídias sociais dos grupos envolvidos no trabalho de resgate. 

Ponto de apoio para doações

A Una Itabira e o curso de Medicina Veterinária estão arrecadando alimentos e medicações básicas, de 9h às 22h, no endereço Rua Sizenando de Barros, 27 – Centro, Itabira.