A canjiquinha é tema de aula-show de professora da Una no 2º Festival Festival Gastronômico Sabores de Itabira
 

Matéria

A canjiquinha é tema de aula-show de professora da Una no 2º Festival Festival Gastronômico Sabores de Itabira

31 / Agosto / 2023

Evento do dia 3 de setembro terá degustação e aula será transmitida ao vivo pelo YouTube

Quem nunca comeu canjiquinha, se prepare para conhecer o ingrediente que está na raiz da culinária mineira e também brasileira. Como? Acessando o YouTube ou indo pessoalmente até a aula-show da professora da Una e chef, Carol Haddad, dia 3 de setembro, às 14h, na Arena de Sabores, dentro da programação do 2º Festival Gastronômico Sabores de Itabira (MG).

“Maçã de peito na cerveja preta com canjiquinha cremosa”. O título do prato que promete ser a estrela da transmissão já fala por si. Mas, enquanto salivamos, vamos às referências da receita.

“O milho é uma das bases da nossa alimentação mineira. Além disso, é um dos ingredientes mais versáteis que temos. Com ele, conseguimos fazer preparos doces, salgados, assados, fritos, cozidos. E a canjiquinha é um prato muito popular. Em alguns locais, é também é chamada de quirera”, inicia a professora da Una, que integra o Ecossistema Ânima.

A palavra quirera também guarda história. Diversos dicionários disponíveis pela internet afirmam que o termo vem do tupi-guarani e significa farinha fina. Conta-se, inclusive, sobre seu amplo consumo por tropeiros, que cruzavam Minas Gerais transportando alimentos, em séculos passados, quando era combinada com carnes como costelinha, costume ainda hoje muito comum nas mesas mineiras.

A participação presencial na Arena de Sabores terá limitação de público de até 50 pessoas. Porém, a aula-show será transmitida no telão do palco do evento e também no canal do Instituto ITI, no YouTube. E prepare-se: vai ter degustação no final.

Comida afetiva com toque de chef

Porém, a canjiquinha vai ser feita na aula-show de uma forma diferente. “Vamos prepará-la com influência de técnicas que não são tão brasileiras assim. A canjiquinha pode ser, sim, um prato chique. E eu vou mostrar isso nesse preparo com vocês, em Itabira”, anuncia a chef, garantindo que o produto guarda a mesma versatilidade de sua origem, ainda como milho em grão.

Já a maçã de peito bovina será cozida em cubos e ingredientes aromáticas, até ele se desfiar. “E a canjiquinha, ao contrário do que a gente vê – como caldo ou mais durinha – nessa receita, ela fica bem cremosa e virá com bastante queijo”, avisa. É um trabalho na cozinha, mas que sempre compensa.

Mesmo com a praticidade dos fast-foods e dos alimentos industrializados, Carol Haddad ainda vê muito espaço no futuro para o consumo de pratos típicos, como a canjiquinha. “Sempre haverá lugar para uma comida afetiva bem feita”, garante. “Eu acredito muito na cozinha da nossa Minas Gerais. Ainda mais depois que essa cozinha se tornou patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais. Tudo isso será cada vez mais presente, não só nas nossas cozinhas, mas nas cozinhas do país”.

O 2º Festival Gastronômico Sabores de Itabira é gratuito e será realizado de 31 de agosto a 3 de setembro, juntamente com o 1º Seminário Gastronômico Sabores e Alimentação Saudável. O Festival é uma realização do Instituto ITI, Prefeitura Municipal de Itabira, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com apoio educacional da Una Itabira, Senac Minas e Sebrae, além dos patrocinadores Construtora Vale Verde, FCT Combustion, Cervejaria Ayres e Trattoria Di Prima.

 

Serviço

3 de setembro (domingo)

Gastronomia ao vivo – Aula-show

Receita: “Maçã de peito na cerveja preta com canjiquinha cremosa”, com a professora da Una e chef Carol Haddad.

Transmissão pelo: www.youtube.com/@GastronomiaSocial

Local: Arena Sabores (Rua Irmãos D’Caux, Itabira)

Horário: 14h às 16h

Participação limitada a até 50 pessoas, no local da aula.