Alunos da Una serão premiados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de MG
 

Matéria

Alunos da Una serão premiados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de MG

24 / Novembro / 2023

Projetos visam conscientizar produtores sobre o fim da vacinação contra a Febre Aftosa

 

Alunos de Medicina Veterinária da Una Contagem – que integra a Ânima Educação – serão premiados na próxima semana, dia 29, pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV/MG). A proposta foi aberta em edital visando a seleção de três produções acadêmicas para concorrerem ao Prêmio Coftosa – prêmio de conscientização da retirada da vacinação contra a febre aftosa.

O projeto “podcast e a potencialidade na veterinária”, conquistou o segundo lugar com a proposta de criar o programa PodVet para promover a conscientização sobre o fim da vacinação contra a febre aftosa. O podcast audiovisual, modalidade escolhida pelos estudantes, teve o intuito de compartilhar informações importantes de uma maneira acessível e gratuita. O projeto piloto foi gravado e teve como público-alvo produtores rurais de gado de leite e corte, vaqueiros, veterinários, estagiários e consumidores de produtos de origem animal.

Já o projeto “Febre Aftosa – a doença e seus impactos na produção de animais” ganhou o segundo lugar. Apresentando também por alunos da Una Contagem, o trabalho Searfa (Serviço de Aprendizagem Rural sobre a Febre Aftosa) foi criado com o objetivo de levar conhecimento e informações para produtores, tratadores e para a comunidade, através de redes sociais com postagens, vídeos e lives, cursos e palestras online, e também no modelo presencial, além da distribuição de cartilhas e folders.

Os dois trabalhos foram orientados pelas professoras, Maria da Gloria Quintão e Silva e Prhiscylla Sadana Pires. Os alunos do projeto PodVet são: Guilherme Fernandes; Guilherme de Souza; Jéssica Cristine Soares; Mariana dos Anjos e Ryan Mendes. Já o projeto Searfa foi apresentado pelos estudantes: Gabriella Pereira; Geisa Mara Silva; Giulianna Freitas; Miguel Vicente Campos e Ynara Isabelle Silva Prates.

 

Fim da vacinação

A portaria nº 574 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) proíbe o armazenamento, comercialização e o uso de vacinas contra a Febre Aftosa no Distrito Federal e nos estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins pertencentes ao Bloco IV do Plano Estratégico 2017-2026, do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PE-PNEFA).

A medida dá continuidade ao avanço do Plano Estratégico que tem como objetivo criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da Febre Aftosa e ampliar as zonas livres da doença sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira.

As sete unidades Federativas, que não precisarão mais vacinar seus rebanhos bovino e bubalino contra a febre aftosa, somam aproximadamente 113 milhões de cabeças, representando cerca de 48% do rebanho total do País. A retirada da vacinação suspende alguns custos, gerando um benefício imediato aos produtores e uma oportunidade para que parte dos recursos seja redirecionado para ajudar no custeio e investimentos necessários à manutenção do status sanitário alcançado.

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne bovina do mundo, sendo responsável por cerca de 15% da produção global de carne bovina e por 20% das exportações mundiais. Em 2022, o Brasil exportou mais de 2,26 milhões de toneladas de carne bovina, gerando uma receita de cerca de US$ 13 bilhões.

Além disso, o setor pecuário é responsável por cerca de 30% do PIB do agronegócio brasileiro, que representa cerca de 21% do PIB total do país. O processo de reconhecimento de zonas livres de febre aftosa sem vacinação também beneficiará outras importantes cadeias produtivas, como a de suínos, onde o Brasil possui destaque no cenário mundial, sendo o 4º maior produtor e exportador.

*Com informações do Mapa