Estudantes entram na reta final de estudos e organização é essencial
 

Matéria

Estudantes entram na reta final de estudos e organização é essencial

28 / Novembro / 2023

Estamos a poucos dias do último mês do ano, período em que os alunos de cursos superiores passam por finalização de provas, apresentação de Trabalhos de Conclusão de Cursos e exames de conselhos profissionais. Além disso, dezembro é repleto de compromissos pessoais que incluem família e trabalho. Por isso, para não perder prazos e acumular atividades, é preciso estabelecer uma rotina e traçar um bom planejamento.

Para que o estudante consiga estruturar as tarefas de fim de ano é bom seguir dicas de quem já se preparou muito para a missão de ensinar: os professores. De acordo com o professor e Coordenador de Relacionamento da Faculdade UNA Divinópolis, Integrante do Ecossistema Ânima, Jefferson Thompson Pimenta, o primeiro passo é se organizar nesta reta final. “É importante anotar todas as atividades até o final do mês, bem como os compromissos pessoais e profissionais. No caso de faltar informação sobre avaliações ou trabalhos, o aluno deve entrar em contato com o professor para que as datas, pontuações e informações adicionais sejam informadas com antecedência mínima de duas semanas ou por meio do calendário escolar, já estabelecido no início do semestre”.

Quem se prepara um pouco todo dia, não acumula agenda. O professor orienta que 30 minutos diários são mais efetivos do que um dia inteiro de agonia e contratempos no período de avaliações. “O aluno deve ter em mente que a “média” final será o resultado de suas ações e escolhas e não o objetivo. Fique atento porque quem se prepara para a média pode ter surpresas não desejáveis”, alerta.

Outra dica para encerrar o ano no azul, com notas e compromissos nos eixos, é o bem-estar físico e emocional. É preciso encontrar o equilíbrio, portanto, aproveite também para se abastecer de momentos que tenham sempre qualidade, mesmo que sejam atividades de obrigação.