Congresso de Gestão e Negócios promove palestra sobre investimentos na bolsa de valores em Catalão
 

Matéria

Congresso de Gestão e Negócios promove palestra sobre investimentos na bolsa de valores em Catalão

28 / Setembro / 2022

Palestra integra as atividades do III Congresso de Gestão e Negócios (CG&N), que acontece em diversas regiões do Brasil; ação é gratuita e aberta à comunidade.

 

Imagem: Una Catalão.

A Una Catalão, integrante do Ecossistema Ânima, vai promover, amanhã (28), às 19h15, na Sala de Metodologias Ativas do Bloco J, a palestra “Investimentos na bolsa de valores”, com o investidor Jorge Fernando Carísio Fernandes. A palestra integra as atividades do III Congresso de Gestão e Negócios (CG&N), que acontece em diversas regiões do Brasil, com transmissão on-line.

A ação é recomendada para estudantes dos cursos da área de Gestão e Negócios, como Administração e Ciências Contábeis, bem como gestores, administradores e contadores que já estão inseridos no mercado de trabalho. Isso se explica porque o investimento na bolsa é uma habilidade necessária para esses profissionais, como esclarece a coordenadora dos cursos de Gestão e Negócios da Una Catalão, Simone Hilário da Silva Brasileiro.

“Enquanto os administradores são responsáveis pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia da empresa pública ou privada, os contabilistas têm o papel de orientar a empresa na tomada de decisões estratégicas que envolvam custos, investimentos e tributos”, explica Brasileiro. “As duas profissões requerem segurança para realizar decisões financeiras, seja a situação do mercado favorável ou desfavorável para a competitividade da empresa”.

Mas não somente as empresas devem se capacitar para investir no mercado de ações. No ramo individual, essa também tem se tornado uma atividade comum. Dados da B3, a bolsa de valores do Brasil, mostram que o número de investidores na bolsa cresceu 15% em 2022. Entre julho de 2021 e junho de 2022, houve entrada de 1,25 milhão de novos investidores, o que representou um salto de 40% em um ano.

Atualmente, no Brasil, cerca de 4,40 milhões de pessoas investem na bolsa. Entre os novos investidores, 48% estão na faixa de 25 a 39 anos. As vantagens do investimento são muitas: além de fazer o dinheiro render, o investimento no mercado de ações é uma alternativa vantajosa para garantir organização financeira no futuro e obter ganhos acima da inflação e rentabilidade no longo prazo.

 

Palestra e CG&N

O palestrante Jorge Fernando Carísio Fernandes é graduado em Ciências Biológicas e Mestre em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia. Ele investe na bolsa de valores desde 2011 e é professor do curso on-line “Investimentos para iniciantes: uma abordagem prática”, que envolve os principais ativos de renda fixa e variável, como CDB, LCI, LCA, Tesouro Direto, ETF, fundos imobiliários e ações.

A palestra integra as atividades do CG&N, um evento de natureza científica, acadêmica e empresarial que busca abordar temáticas profissionais da área de Gestão e Negócios. O congresso nasceu em 2020, na unidade da Una em Pouso Alegre. Com o sucesso da primeira edição, o evento foi ampliado em parceria com a UniBH e outras unidades do Ecossistema Ânima.

A terceira edição do Congresso é realizada entre os dias 26 e 28 de setembro, de maneira remota, com o tema “Conexões entre governança corporativa, soft skills e tecnologia”. Entre as palestras, estão “O Futuro da Administração e Desenvolvimento de Competências”, “O Futuro das Organizações Explorando Soluções de um Hub” e outras. Para se inscrever, basta acessar aqui.