Estudantes da Una realizam doação de sangue para Hemocentro Regional de Catalão
 

Matéria

Estudantes da Una realizam doação de sangue para Hemocentro Regional de Catalão

20 / Setembro / 2022

A campanha “Cada gota importa” integra o trote solidário da Una; uma doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Os calouros da Una Catalão, integrante do Ecossistema Ânima, vão realizar doações de sangue para o Hemocentro Regional de Catalão. A campanha “Cada gota importa”, idealizada pelas atléticas universitárias em conjunto com as coordenações de grande área, integra as ações do trote universitário da Una. As doações começaram na última sexta-feira (16) e se estendem até 30 de setembro.

“Todos os anos, os calouros da Una são convidados a realizar ações solidárias e, neste ano, nós optamos pela doação de sangue”, explica a professora e coordenadora dos cursos de Saúde, Ana Carolina do Nascimento. “Essa decisão foi tomada porque a doação é um dos procedimentos mais eficazes para salvar vidas de pessoas submetidas a tratamentos e intervenções médicas de grande complexidade, e os nossos hemocentros precisam desse insumo”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todos os países tenham de 3% a 5% de doadores em relação ao total da população. Porém, no Brasil, esse percentual é de apenas 1,9%, como registra o Ministério da Saúde. Em 2020, por exemplo, a Covid-19 resultou na redução de 15% a 20% das doações.

“A doação de sangue é mais do que um ato de solidariedade: é um ato de responsabilidade social, que traz benefícios para a sociedade”, declara Nascimento.

“E são valores como esse, aliados à ética, à transparência, à inovação e à responsabilidade ambiental, que movem a Una em direção ao futuro”.

Os novos estudantes da Una, assim como e a sociedade catalana, podem comparecer ao Hemocentro Regional de Catalão, de segunda a sexta-feira, entre as 8 e as 17 horas. O Hemocentro fica localizado na Rua Osório Vieira Leite, nº 78, Bairro São João. Estão aptas para doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 quilos e estejam em boas condições de saúde.