Altas temperaturas podem causar desidratação em pets
 

Matéria

Altas temperaturas podem causar desidratação em pets

16 / Fevereiro / 2023

Com o feriado de carnaval pela frente, no período mais quente do ano, é importante que donos de pets tenham consciência sobre as altas temperaturas. Dentre os problemas mais comuns nessa época está a hipertemia – aumento da temperatura corporal. Ela pode causar desmaios, desencadear quadros de desidratação, insolação, choque térmico, convulsões e até mesmo levar o animal à morte.

De acordo com o médico veterinário e coordenador de curso da Una – integrante do Ecossistema Ânima, Rafael Paiva, há sinais que podem ajudar o dono a identificar quando os pets estão sentindo muito calor. “Geralmente eles se apresentam ofegantes, com respiração acelerada, com a boca aberta e a língua para fora. Agem dessa forma para aumentar a troca de calor com o meio ambiente”, explica.

Assim, é muito importante oferecer bastante água, e não, forçar qualquer atividade que exija muito, e que ultrapasse a vontade do próprio pet. Cada animal tem seu limite, e não se deve ultrapassá-lo. Além de ficar atento com a hidratação, Rafael orienta que é preciso pensar no conforto térmico. “Locais arejados e ventilados são indicados para as caminhas. A tosa higiênica é importante para evitar infecções fúngicas (micoses). E, cuidado, com as roupinhas, se você está com calor, é bem provável que seu amiguinho também esteja”, completa.

Alimentação adequada para os pets nessa época do ano

Também é recomendado oferecer a seu animal ração ou alimentação natural, em pequenas porções durante o dia. Manter uma rotina com café da manhã, almoço e janta, utilizando vasilhames limpos e que mantenham o frescor do alimento.

O veterinário afirma que os pets podem se alimentar de frutas frescas in natura e ainda da dica uma receita bastante simples. “Você pode fazer picolés de frutas e de grãos de ração que é muito simples: 1. Num copinho plástico coloque pequenos pedaços de frutas ou de ração, complete com água filtrada e congele. 2. Pronto, agora é só ofertar para o seu cãozinho e se divertir com ele se refrescando e se alimentando ao mesmo tempo”.

Por fim, mantenha seu amiguinho sempre vacinado e protegido contra pulgas, carrapatos e mosquitos, e contra os vermes também. A frequência dos banhos não deve se alterar. Os banhos em excesso, fragilizam a defesa imunológica da pele e pode propiciar infecções fúngicas e bacterianas. Consulte sempre o seu veterinário!

Sobre a Una

Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima – maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.