Universidade Aberta à Pessoa Idosa será lançada em Divinópolis
 

Matéria

Universidade Aberta à Pessoa Idosa será lançada em Divinópolis

22 / Março / 2023

Cursos serão gratuitos para idosos acima de 60 anos

No dia 29 de março às 14h será realizado na Una Divinópolis, que integra o Ecossistema Ânima, um evento voltado para este público com o tema Envelhecendo com qualidade. O evento marca o início do projeto “A terceira idade faz, conhece, aprende e joga” e na ocasião dúvidas e esclarecimentos sobre o projeto serão sanadas, bem como os interessados já poderão realizar suas inscrições.

Em Divinópolis o projeto “A terceira idade Faz, Conhece, Aprende e Joga” é realizado pelo Instituto Ânima em parceria com a Faculdade UNA e o Conselho Municipal do Idoso de Divinópolis/Prefeitura Municipal de Divinópolis. Conta com o apoio das empresas Gerdau, SulAmérica e Visa, por meio de destinação via Lei de Incentivo Fiscal. O projeto em Divinópolis disponibilizará 2.870 vagas em diferentes opções de cursos. As inscrições já podem ser feitas através do link: https://forms.office.com/r/Gy6dDk7z00

No projeto serão disponibilizados os cursos de Direito, Educação Financeira, Fitoterapia, Chi Kung, Informática e Saúde e bem-estar. Os cursos serão ministrados na UNA Divinópolis e também nos bairros Danilo Passos, Santo Antônio dos Campos (Ermida), Nossa Senhora das Graças e Jardinópolis.

O intuito é proporcionar a integração e troca de conhecimentos entre os jovens e idosos, utilizando da interdisciplinaridade, participação social e promoção à saúde. De acordo com o coordenador do projeto, Wagner Almeida, “muitas vezes, o sistema de suporte informal do idoso se restringe ao convívio com a família, tendo em vista que o fim do exercício da atividade profissional tende a gerar uma maior inatividade e uma consequente redução da convivência cotidiana com amigos e colegas”.

Ao mesmo tempo em que o número de idosos cresce em muitas cidades brasileiras, os sentimentos de solidão assumem particular prevalência e relevância nos idosos. “A situação agrava-se ainda mais quando eles necessitam ser institucionalizados ou quando ficam viúvos (as). A experiência do isolamento social e da solidão são tratados como uma realidade presente na vida de muitos deles, sendo um ponto de atenção na discussão sobre a qualidade de vida desse público. É o que pretendemos auxiliar através da Universidade Aberta” acrescenta Wagner.

O projeto “A Terceira Idade Faz, Conhece, Aprende e Joga” (Universidade Aberta à Pessoa Idosa) já acontece nos municípios de Contagem, desde 2017, e em Belo Horizonte, desde 2018. Ambos os projetos juntos beneficiaram mais de 3.327 idosos no ano de 2019 e envolveram 68 alunos bolsistas de graduação e 37 professores, que atuam como instrutores de oficinas.

 

Sobre a Una

Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima – maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.

 

Informações para entrevista

Assessoria de Imprensa UNA Divinópolis

Jessica Riegg (37)991356786

[email protected]