Esse modo de realização foi regulamentado pela Portaria nº 34 de 17 de abril de 2020 divulgada pela Instituição e não é uma modalidade de colação, é a forma como as modalidades já existentes (antecipada, interna e especial) podem ser realizadas.

Diante do cenário atual, no qual necessitamos exercer o distanciamento social, adaptamos a nossa cerimônia Colação de Grau para o meio online. Por isso, fique tranquilo: sua colação de grau vai acontecer normalmente, com todos os ritos da solenidade ajustados para este novo formato.

Para participar da colação remota, solicite o protocolo referente à modalidade de colação que se encaixa melhor para você. Nas abas abaixo, estão listadas todas as modalidades de colação e disponível o calendário de protocolo e da realização das cerimônias.

Feito isso, aguarde o processo ser finalizado. O deferimento do protocolo quer dizer que sua participação está confirmada.

Após esta etapa, você irá receber um e-mail com o link para ingresso na sala virtual onde será realizada a colação de grau. Neste link, faça a sua inscrição com o seu nome completo para ter acesso liberado à cerimônia, de acordo com a lista de presença.

Dúvidas?

No caso de dúvida referente às cerimônias da colação, consulte a nossa FAQ com as perguntas mais frequentes clicando aqui ou entre em contato pelo e-mail cerimonial@una.br. Lembre-se de inserir na mensagem o seu nome completo, RA e curso.

Caso sua dúvida seja quanto a questões acadêmicas, procure a coordenação do seu curso.

A Una está atenta e seguindo todas as orientações dos principais órgãos de saúde e do governo para prevenir e conter a circulação do novo coronavirus (Covid-19).
Em decorrência disso, as cerimônias de Colação de Grau Interna de forma presencial estão suspensas, por um período indeterminado. Os alunos que possuem colação de grau agendada (ou seja, protocolo deferido) receberão em breve, um email com o cronograma de dias e horários.

Para mais informações, verificar a aba de Colação de Grau Remota.


 

A cerimônia tem caráter oficial, mas não é a festiva.

– Destina-se aos graduandos que necessitam de urgência na comprovação de Colação de Grau. (Casos de posse em cargo público, efetivação de emprego que exija o título conforme determinação de entidades de classe, ou aprovação em cursos de pós- graduação stricto sensu);

– É necessária documentação comprobatória para a solicitação do protocolo;

– O aluno não poderá ter nenhum débito acadêmico, ou seja, deverá ter cursado todas as disciplinas, obtendo aprovação; integralizado horas de atividades complementares; estágios obrigatórios, etc;

– O ato acadêmico tem a taxa de R$ 56,00 (cinquenta e seis reais)

– O aluno deve solicitar o protocolo de Colação de Grau Antecipada através do ULife no prazo estabelecido pela instituição. Deverá acessar como ex-aluno > menu > serviços > solicitações online > tipo de protocolo: colação de grau antecipada

– Não obtendo sucesso na abertura do protocolo entre em contato com a Coordenação do seu Curso.

– Caso você não possa comparecer por motivos de força maior, poderá ser representado de duas formas

  • Pais: no início da solenidade, o representante deverá apresentar documento que comprove o parentesco de ambas as partes: cópia do Registro de Nascimento ou de Documento de Identidade do graduando (a) e do pai ou mãe representante. (no caso das colações remotas, deve ser enviado para o email cerimonial@una.br junto com os dados do aluno)
  • Demais representantes: deverão apresentar, no início da solenidade, para o Cerimonial da Una, procuração registrada em Cartório para essa finalidade. (no caso das colações remotas, deve ser enviado para o email cerimonial@una.br junto com os dados do aluno)

 

 

Calendário para os graduandos de 2020/2:

Unidade Data do protocolo* Data prevista de cerimônia**
Barreiro, Cidade Universitária e Vetor Norte – Linha Verde 06 a 15/01/2021 19 e 20/01/2021
Betim 06 a 15/01/2021 19/01/2021
Contagem 06 a 15/01/2021 20/01/2021
Bom Despacho 04 a 14/01/2021 19/01/2021
Divinópolis 04 a 14/01/2021 19/01/2021
Catalão 04 a 14/01/2021 20/01/2021
Uberlândia 04 a 15/01/2021 22/01/2021
Sete Lagoas 06 a 15/01/2021 20/01/2021
Lafaiete 05 a 15/01/2021 20/01/2021

 

 

Atenção!


*Protocolo disponível exclusivamente nessas datas, caso o aluno tente solicitar fora desse prazo, o mesmo não estará disponível no Ulife para solicitar.  O prazo para resposta são de até 5 (cinco) dias uteis para ser respondido.

** O dia e horário da cerimônia serão comunicados via email para o aluno (de acordo com o email cadastrado no sistema), após o encerramento do período de solicitação de protocolo.

Dúvidas?

Para dúvidas, você pode consultar algumas das perguntas mais frequentes em Atendimento Una ou entrar em contato pelo e-mail cerimonial@una.br lembrando de enviar nome completo, RA e curso.

Caro (a), aluno (a),

Falta pouco para concluir o seu curso e realizar a sua Colação de Grau. Sabemos que este é um momento muito importante para você e sua família e que ele irá coroar toda a sua dedicação e esforço durante os anos de graduação.

Diante da situação atual, que exige de todos nós um esforço para mantermos o distanciamento social, comunicamos que as colações presenciais e festivas estão suspensas temporariamente e estamos trabalhando em conjunto com todas as frentes da instituição e autoridades responsáveis, para que tão logo possamos retomar a realização do evento presencial com toda segurança necessária e dentro dos protocolos. Importante: os prováveis formando serão comunicados em caso de mudanças nesse posicionamento. 

De todo modo, seguimos trabalhando para que a sua conclusão de curso ocorra da melhor forma possível. Por isso, preparamos para você a Colação de Grau Interna, que acontecerá de forma remota, pela internet. Após esta etapa, você poderá solicitar o seu diploma e dar início a mais uma etapa da sua vida profissional.

Mas pode ficar tranquilo: todos os ritos da solenidade de colação de grau serão mantidos e foram somente adaptados para o novo formato. Chame sua família para acompanhar a colação com você e celebrar essa vitória.

Você poderá acessar o calendário de protocolo para as solicitações de colação no site https://www.una.br/colacao/

 

Importante:

Essa modalidade não está disponível para os alunos da Colação de Grau Pública com Participação Simbólica.

Em caso de dúvidas, entre em contato por e-mail: cerimonial@una.br enviando nome completo, curso e RA.

De acordo com a Resolução 164/2016, os alunos poderão participar de forma simbólica da Colação de Grau Pública.

Poderão participar da sessão solene de Colação de Grau Pública, simbolicamente, o aluno que possuir uma, duas ou três das seguintes pendências*:

I. possuir no máximo 3 (três) disciplinas, incluindo, Estágio Obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso a cursar;
II. não ter concluído o ADAPTI/Nivelamento;
III. não ter concluído as Atividades Complementares de Graduação.

Para isso, os alunos deverão solicitar a participação, por meio de protocolo no Ulife: menu > serviços > solicitações on-line > Colação de Grau Pública (Participação Simbólica).

Período de Solicitação: datas serão atualizadas após a confirmação do calendário

Para participar das cerimônias de Colação de Grau Pública (Participação Simbólica), o graduando deverá ter feito a adesão na empresa Oficina da Foto/Baile Pronto (se você tem interesse em participar e ainda não fez sua adesão, existem algumas vagas remanescentes. Favor contatar, o mais breve possível, a empresa parceira Oficina da Foto pelo telefone 31 3078 4040).

Essa colação possui caráter festivo, mas não oficial. Cabe ao aluno colar grau novamente para realizar a assinatura da ata após finalizar suas pendências acadêmicas.

*o aluno só poderá retirar o convite nos ensaios da Colação de Grau Pública se estiver dentro das regras de participação.

 

Dúvidas?
Para dúvidas, você pode consultar algumas das perguntas mais frequentes em Atendimento Una ou entrar em contato pelo e-mail cerimonial@una.br lembrando de enviar nome completo, RA e curso.

A Una está atenta e seguindo todas as orientações dos principais órgãos de saúde e do governo para prevenir e conter a circulação do novo coronavirus (Covid-19).
Em decorrência disso, as cerimônias de Colação de Grau Interna de forma presencial estão suspensas, por um período indeterminado. Os alunos que possuem colação de grau agendada (ou seja, protocolo deferido) receberão em breve, um email com o cronograma de dias e horários.

Para mais informações, verificar a aba de Colação de Grau Remota.


 

– A cerimônia tem caráter oficial, mas não é a festiva.

– Essa modalidade destina-se para os alunos concluintes de 2020/2 que não tiveram justificativas para antecipar a colação, alunos que estão com a colação de grau festiva temporariamente suspensa devido a pandemia do Covid-19 e aos alunos que não possuem interesse na colação festiva;

– O aluno não poderá ter nenhum débito acadêmico, ou seja, deverá ter cursado todas as disciplinas, obtendo aprovação; integralizado horas de atividades complementares; estágios obrigatórios etc.

– É gratuita, se a participação do graduando se fizer dentro do prazo estabelecido pelo Cerimonial, caso contrário o aluno deverá participar da Colação de Grau Especial.

– O aluno deve solicitar o protocolo de Colação de Grau Interna através do Ulife, no prazo estabelecido pela instituição. Deverá acessar como ex-aluno > menu > serviços > tipo e protocolo: colação de grau interna

– Não obtendo sucesso na abertura do protocolo entre em contato com a Coordenação do seu Curso.

– Caso você não possa comparecer por motivos de força maior, poderá ser representado de duas formas:

  • Pais: no início da solenidade, o representante deverá apresentar documento que comprove o parentesco de ambas as partes: cópia do Registro de Nascimento ou de Documento de Identidade do graduando (a) e do pai ou mãe representante. (no caso das colações remotas, deve ser enviado para o email cerimonial@una.br junto com os dados do aluno)
  • Demais representantes: deverão apresentar, no início da solenidade, para o Cerimonial da Una, procuração registrada em Cartório para essa finalidade. (no caso das colações remotas, deve ser enviado para o email cerimonial@una.br junto com os dados do aluno)

 

Calendário para os graduandos de 2020/2:

Unidade Data do protocolo* Data prevista de cerimônia**
Barreiro, Cidade Universitária e Vetor Norte – Linha Verde 15 a 28/02/2021 01 a 10/03/2021
Betim 15 a 28/02/2021 01 a 10/03/2021
Contagem 15 a 28/02/2021 01 a 10/03/2021
Bom Despacho 15 a 28/02/2021 10/03/2021
Divinópolis 15 a 28/02/2021 10/03/2021
Catalão 15/02 a 05/03/2021 08 a 11/03/2021
Uberlândia 08 a 19/03/2021 24 a 26/03/2021
Sete Lagoas 15 a 28/02/2021 03/03/2021
Lafaiete 15 a 28/02/2021 11/03/2021

 

 

Atenção!


*Protocolo disponível exclusivamente nessas datas, caso o aluno tente solicitar fora desse prazo, o mesmo não estará disponível no Ulife para solicitar.  O prazo para resposta são de até 5 (cinco) dias uteis para ser respondido

** O dia e horário da cerimônia serão comunicados via email para o aluno (de acordo com o email cadastrado no sistema), após o encerramento do período de solicitação de protocolo.

 

Dúvidas?

Para dúvidas, você pode consultar algumas das perguntas mais frequentes em Atendimento Una ou entrar em contato pelo e-mail cerimonial@una.br lembrando de enviar nome completo, RA e curso.

 

A Una está atenta e seguindo todas as orientações dos principais órgãos de saúde e do governo para prevenir e conter a circulação do novo coronavirus (Covid-19).
Em decorrência disso, as cerimônias de Colação de Grau Interna de forma presencial estão suspensas, por um período indeterminado. Os alunos que possuem colação de grau agendada (ou seja, protocolo deferido) receberão em breve, um email com o cronograma de dias e horários.

Para mais informações, verificar a aba de Colação de Grau Remota.


 

A  cerimônia tem caráter oficial, mas não é a festiva.

– Destina-se aos graduandos de 2020/2 que não compareceram a Colação de Grau Interna e para formandos de semestres anteriores.

– O aluno não poderá ter nenhum débito acadêmico, ou seja, deverá ter cursado todas as disciplinas, obtendo aprovação; integralizado horas de atividades complementares; estágios obrigatórios etc.

– O ato acadêmico tem a taxa de R$56,00 (cinquenta e seis reais).

– O aluno deve solicitar o protocolo de Colação de Grau Especial através do ULife, no prazo estabelecido pela instituição. Deverá acessar como ex-aluno > menu > serviços > tipo de protocolo: colação de grau especial

– Não obtendo sucesso na abertura do protocolo entre em contato com a Coordenação do seu Curso.

– Caso você não possa comparecer por motivos de força maior, poderá ser representado de duas formas:

  • Pais: no início da solenidade, o representante deverá apresentar documento que comprove o parentesco de ambas as partes: cópia do Registro de Nascimento ou de Documento de Identidade do graduando (a) e do pai ou mãe representante. (no caso das colações remotas, deve ser enviado para o email cerimonial@una.br junto com os dados do aluno)
  • Demais representantes: deverão apresentar, no início da solenidade, para o Cerimonial da Una, procuração registrada em Cartório para essa finalidade. (no caso das colações remotas, deve ser enviado para o email cerimonial@una.br junto com os dados do aluno)

 

Calendário Colação Especial I

Unidade Data prevista para colação Período de solicitação
Catalão 19/05/2021 01-14/05/2021
Cidade Universitária, Barreiro e Linha Verde 17-19/05 01-10/05/2021
Betim 17/mai 01-10/05/2021
Contagem 18/mai 01-10/05/2021
Bom Despacho 18/05/2021 01-10/05/2021
Divinópolis 18/05/2021 01-10/05/2021
Sete Lagoas 19/05/2021 01-10/05/2021
Lafaieite 18/05/2021 01-10/05/2021

 

Atenção!


*Protocolo disponível exclusivamente nessas datas, caso o aluno tente solicitar fora desse prazo, o mesmo não estará disponível no Ulife para solicitar.  O prazo para resposta são de até 5 (cinco) dias uteis para ser respondido

** O dia e horário da cerimônia serão comunicados via email para o aluno (de acordo com o email cadastrado no sistema), após o encerramento do período de solicitação de protocolo.

 

Dúvidas?

Para dúvidas, você pode consultar algumas das perguntas mais frequentes em Atendimento Una ou entrar em contato pelo e-mail cerimonial@una.br lembrando de enviar nome completo, RA e curso.

Acesse, abaixo, o Termo de Adesão para as cerimônias que acontecerão em agosto de 2020, de acordo com seu curso, dia e horário da sua formatura.

Orientações:

Você poderá acessar aos Termos de Adesão através da plataforma da Oficina da Foto.

CLIQUE AQUI E ACESSE A PLATAFORMA ON-LINE.

1 – Faça o seu cadastro de formando.
2 – Busque a sua instituição (cidade).
3 – Realize o download do termo de adesão (Menu – Termos de Adesão).
4 – Imprima, preencha, assine e envie uma foto da terceira página pelo sistema (Menu – Envio de Documentos).

Empresa Parceira – Oficina da Foto/Baile Pronto
Tel. (31) 3078-4040
E-mail: contato@bailepronto.com.br

Se você é representante de turma ou faz parte da Comissão de formatura cadastre-se no link de seu respectivo período de conclusão de curso e receba as informações do Cerimonial Una ao longo semestre.

O formulário é destinado ao cadastro de comissões de formatura para contato com o Cerimonial de Colação de Grau Una.

Através deste cadastro enviaremos informações sobre a Colação de Grau.

Junho/2020

Dezembro/2020

Junho/2021

Dezembro/2021

Junho/2022

Dezembro/2022

Junho/2023

Dezembro/2023

Junho/2024

Acompanhe a lista dos prováveis formandos:

As listas acima referem-se a todos os alunos que estão previstos para concluírem o curso neste semestre de 2020.2.

Caso seu RA não conste, orientamos você a procurar a coordenação do seu curso para maiores detalhes.

Fique atento as orientações para a produção do texto do orador!

Orientações:
– O texto não poderá ultrapassar o limite de 2.000 caracteres.
– Deverá ser encaminhado ao Cerimonial Una (cerimonial@una.br).

Procure elaborar um discurso claro e objetivo, apresentando-se com segurança, desenvoltura e a vibração que o momento merece. Muitas vezes um texto simples e direto, mas que toca as pessoas pela emoção, garante a atenção e empatia da plateia.
Sugerimos que o texto transmita de um jeito leve e criativo, os objetivos do curso e as áreas de atuação do profissional, a fim de que todos conheçam as possibilidades desse profissional. É o momento de vocês se mostrarem ao mercado de trabalho, destacando a trajetória de conhecimento que adquiriram ao longo dos anos, os laços que foram criados entre os colegas e professores, evitando-se citar nomes e casos pessoais, para que o discurso não caia em tom de informalidade excessiva.

Estrutura do texto:
Título:
Fonte: Arial – Tamanho 14 – Negrito (Caixa Alta)
Obs. O corpo do texto deve ter a seguinte configuração:
Fonte: Arial – Tamanho 14

Cumprimento às autoridades:
(O trecho é acrescentado pelo cerimonial após a revisão. Não é necessário redigi-lo – Não é contabilizado na contagem de caracteres).
Exemplo:
MAGNÍFICO REITOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA,
PROFESSOR RAFAEL CICCARINI,
SENHORES DIRETORES; COORDENADORES DE CURSO;
PATRONOS; PARANINFOS;
QUERIDOS PAIS, FAMILIARES E AMIGOS;
CAROS COLEGAS.

Introdução:
Caracterizado como a argumentação inicial, geralmente compreende um parágrafo, que explicita o tema de forma direta.

Desenvolvimento:
É a maior parte do texto, que descreve as ideias, dados e argumentos, dando sustentação a posição do autor. No corpo solicitado pelo Cerimonial Una o desenvolvimento geralmente se estrutura em dois parágrafos.
Atenção:
– Fique atento na conexão das ideias. Evite o excesso de ideias, primando pela estruturação do texto.
– Defina uma linha lógica de pensamento;
– Procure não estender os comentários, eles podem se tornar cansativos para o público.

Conclusão:
Todo o texto se converge para esse momento de encerramento, onde a mensagem deve ser objetiva e impactante.

Realize o download dos arquivos de juramentos:

Graduação e Licenciatura

Graduação Tecnológica

Cadastro de Homenageados e Leitores – Agosto de 2020

 

Homenageados (Acadêmicos e Administrativos)
Orientamos a todos os homenageados a chegarem com uma hora (1H) de antecedência.

Patrono
• Pode ser um professor ou convidado externo.
• Normalmente é uma personalidade de reconhecida competência e notoriedade na área específica de formação.
• Não discursa na cerimônia, mas faz a entrega simbólica do diploma (canudo).
• Cursos que possuem turmas em diferentes unidades ou turnos poderão escolher um patrono por turma.

Paraninfo
• Deve, obrigatoriamente, ser professor da Una, em exercício no período de realização das cerimônias.
• É o padrinho do curso, modelo de mestre que representa o corpo docente, podendo ser de qualquer período letivo.
• É quem faz o discurso na cerimônia nos cursos que têm mais de 10 graduandos participantes.

(O discurso deve ter no máximo 2000 caracteres).
(O discurso deve ser encaminhado ao Cerimonial Una, com antecedência, via e-mail – cerimonial@una.br)

• Cursos que possuem turmas em diferentes unidades ou turnos devem escolher um paraninfo por curso, para realizar o discurso.

Professor Homenageado
• Deve, obrigatoriamente, fazer parte do corpo docente da Una no período de realização das cerimônias.
• Serão escolhidos até 2 professores homenageados por curso. A exceção é feita para cursos presentes em 3 ou mais campi, para os quais poderá ser escolhido 1 homenageado por turma.

Funcionário Administrativo Homenageado
• Deve, obrigatoriamente, ser funcionário da Una, não podendo ser terceirizado.

 

Leitores (formandos)

Leitor do Juramento
• Deverá ser escolhido 1 (um) graduando por curso para participar do ato de juramento.
• As turmas de um mesmo curso deverão definir, em consenso, quem fará o juramento.
• Os cursos que possuem Conselho ou Entidade de Classe seguirão o juramento profissional.
• Os cursos que não se enquadram no item anterior farão o juramento estabelecido pelo Cerimonial da Una, conforme modelo. Link Juramentos.

Orador
• Deverá ser escolhido 1 (um) orador por curso. (Aluno concluinte).
• As turmas de um mesmo curso deverão definir, em consenso, quem fará o discurso em nome de todos os concluintes. Exemplo: os concluintes dos cursos de Recursos Humanos Campus Liberdade, Campus Barreiro e Campus Barro Preto, Campus Linha Verde, deverão escolher um único orador.
• Terá direito à oratória os cursos que tiverem no mínimo 10 (dez) graduandos.

(O discurso deve ter no máximo 2000 caracteres).
(O discurso deve ser encaminhado ao Cerimonial Una, com antecedência, via e-mail – cerimonial@una.br)