INDICADORES DO ENSINO SUPERIOR

 

Todo ano, o Ministério da Educação avalia e classifica as instituições de ensino superior, públicas e privadas, em todo o Brasil. Os estudantes formados em instituições e cursos com as maiores notas no ENADE são reconhecidos pelo mercado de trabalho por sua excelência acadêmica. A nota atribuída a cada IES é composta por três índices:

IGC – Índice Geral de Cursos: com pontuação de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima, reflete a nota da instituição de ensino. O cálculo do IGC é composto pelas médias ponderadas dos CPCs e dos Conceitos Capes, que avaliam os cursos de Mestrado e Doutorado.
CPC – Conceito Preliminar de Curso: com pontuação de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima, reflete a nota de cada Curso na IES. O cálculo do CPC, dentre outros componentes, considera: o desempenho dos Estudantes na Prova do ENADE e a percepção dos estudantes sobre a IES, coletada na aplicação do Questionário do Estudante.
ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: o rendimento dos alunos dos cursos da Graduação (Licenciaturas, Bacharelados e Tecnólogos) é mensurado a partir de uma prova obrigatória aos estudantes concluintes, composta por questões objetivas e discursivas relacionadas a conteúdos curriculares dos cursos e habilidades desenvolvidas ao longo da formação do estudante.

A seleção dos cursos a serem avaliados a cada ano e todos os processos de inscrição e cadastro de estudantes são realizados pelo Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que coordena todas as aplicações e o processamento dos dados e indicadores.

Em 2021, a aplicação da prova ENADE 2021 será realizada no dia 14 de novembro, para os cursos das áreas de TI, licenciaturas e Design (bacharelado), chamados de ciclo II.

Em 2021, O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) acontecerá para os estudantes concluintes dos cursos:

Grau Curso
Licenciatura Artes Visuais
Licenciatura Ciência da Computação
Licenciatura Ciências Biológicas
Licenciatura Ciências Sociais
Licenciatura Educação Física
Licenciatura Filosofia
Licenciatura Física
Licenciatura Geografia
Licenciatura História
Licenciatura Letras – Inglês
Licenciatura Letras – Português
Licenciatura Letras – Português e Espanhol
Licenciatura Letras – Português e Inglês
Licenciatura Matemática
Licenciatura Música
Licenciatura Pedagogia
Licenciatura Química
Bacharelado Ciência da Computação
Bacharelado Ciências Biológicas
Bacharelado Ciências Sociais
Bacharelado Design
Bacharelado Educação Física
Bacharelado Filosofia
Bacharelado Geografia
Bacharelado História
Bacharelado Química
Bacharelado Sistemas de Informação
Tecnólogo Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas
Tecnólogo Tecnologia em gestão da tecnologia da informação
Tecnólogo Tecnologia em redes de computadores

 

Cursos de Licenciatura e Bacharelado: estão inscritos estudantes do Ciclo II concluintes em 2021.2 ou 2022.1 e estudantes que já tenham concluído 80% da carga horária do curso.
Cursos Tecnológicos: estão inscritos estudantes do Ciclo II concluintes em 2021.2 e estudantes que tenham concluído 75% da carga horária do curso.

 

Confira os comunicados oficiais:

Portaria
Edital

Questionário do Estudante (online): de 30/08 até 13/11

Prova Enade (aplicação presencial): 14/11

 

O Enade é um componente curricular obrigatório para os estudantes habilitados, que devem responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova para estarem aptos a colarem grau e obterem o diploma.
Para confirmar se você está habilitado para participar da aplicação, fique atento aos comunicados enviados via e-mail e disponíveis nos canais de comunicação da IES.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) verifica o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Em 2019, Enade foi censitário, ou seja, todos os estudantes concluintes habilitados e inscritos pela Instituição de Ensino participaram do exame. Já em 2020, a aplicação da prova foi adiada para este ano, devido às restrições necessárias ao combate à pandemia de Covid-19 e seu consequente impacto no cronograma de aulas.

A inscrição de todos os estudantes elegíveis é realizada pela IES, no entanto, cabe aos estudantes preencher o cadastro no Sistema ENADE.

Esse cadastro, exclusivo do estudante, libera o acesso ao Questionário do Estudante.

Somente após o envio das respostas do questionário, fica disponível a consulta individual ao local de prova e a impressão do Cartão de Informação do Estudante, um documento que confirma a inscrição.

O estudante que não responder ao Questionário do Estudante e/ou não comparecer à prova fica em situação irregular.

Por força da lei, esse estudante, em situação irregular, é impedido de colar de grau, obter o diploma de conclusão, até que a situação seja regularizada junto ao INEP.

Confira AQUI a lista de inscritos

O questionário do estudante é um instrumento estruturado para coletar a percepção dos discentes sobre as condições do processo formativo, oferecido pela IES, e é um dos componentes que qualifica cada um dos cursos.

O questionário é composto por apenas 68 questões, que servirão para um diagnóstico objetivo da percepção sobre os processos de ensino-aprendizagem, infraestrutura e perspectivas que a formação oferece junto ao perfil dos estudantes. É importante notar que o questionário não tem por objetivo levantar acusações, mediar a resolução de problemas ou colocar em pauta alguma discussão. Para esses entendimentos, os estudantes sempre podem contar com a equipe docente e coordenadores de curso.

Os estudantes enadistas concluintes de curso, habilitados a participarem da aplicação de 2021, poderão acessar o questionário online no site do INEP  entre os dias 30/08 até 13/11.

Assim como a participação na prova ENADE, o preenchimento completo do Questionário é obrigatório, corresponde a uma das etapas da efetiva participação do estudante, e libera a impressão do Cartão de Informação do Estudante, um documento que confirma a inscrição na prova.

Clique AQUI e confira a composição do caderno de teste do ENADE.

No próximo dia 14 de novembro de 2021, domingo, irá acontecer presencialmente a aplicação da Prova ENADE.

Os estudantes poderão acessar informações sobre o local da prova no site do INEP.

O Enade é um componente curricular obrigatório. Para confirmar se você está habilitado para participar da aplicação, fique atento aos comunicados enviados via e-mail e disponíveis nos canais de comunicação da IES.

Prova ENADE 2021 : 14 de novembro, domingo
Abertura dos portões 12h
Fechamento dos portões 13h
Início da prova 13h30
Término da prova 17h30

Preparamos algumas dicas básicas para se preparar para essa aplicação. Confira:

• Apresente-se no local da prova com antecedência, portando o seu cartão de inscrição, documento de identificação com foto (RG), máscara de prevenção à Covid-19 e caneta esferográfica transparente de tinta preta. Os estudantes podem acessar o cartão de inscrição e outras informações AQUI.

• Com a prova em mãos, leia com atenção as instruções, e dedique-se e esforce-se, você terá 4 horas para finalizar.

• Inicie a prova pelas questões objetivas. Você pode responder as questões que você considera mais fáceis primeiro, deixando as mais difíceis por último e assinale as questões que foram respondidas com certo grau de incerteza para que você possa revisar. Responda todas as questões, mesmo que parcialmente (no caso das discursivas).

• Leia e analise atentamente todas as alternativas das questões objetivas antes de marcar a resposta que você acredita ser correta.
Leia atentamente os enunciados das questões discursivas, cada comando determina um tipo raciocínio (analise, exemplifique, justifique, descreva, compare etc.)

• Figuras, quadros, tabelas e gráficos constituem parte importante da questão, esteja atento a esses elementos de suporte antes de responder a questão.

• Certifique-se de que você está marcando o cartão-resposta corretamente e revise as respostas manuscritas extenso, corrigindo eventuais erros de concordância e/ou ortografia. Além disso, assegure marcar à caneta as alternativas consideradas corretas no próprio caderno de respostas, com as marcações idênticas ao cartão e garanta também a legibilidade dos rascunhos das resposta discursivas. Isso para que seu caderno de prova tenha um espelho das respostas enviadas.

• Você deve permanecer no local de prova por pelo menos 3 horas e 30 minutos, pois quando faltarem 30 minutos para o término do Exame (3 horas e 30 minutos de prova), você poderá entregar os cartões-resposta e ao sair da sala, poderá levar seu caderno de prova.

Fique atento(a) aos comunicados enviados via e-mail e disponíveis nos canais de comunicação da IES, pois será por meio deles que você irá confirmar se está habilitado para participar da aplicação. Confira também, o edital do Prêmio Desempenho de Excelência, no qual constam as condições de concessão de bolsas de estudo e prêmios. O Prêmio Desempenho de Excelência está estruturado em uma trilha de desenvolvimento intimamente ligada ao ENADE, com ações de estímulo acadêmico e premiação, decorrentes da participação em minicursos e do alto desempenho na prova do ENADE 2021, favorecendo a excelência e a continuidade dos estudos na graduação ou na pós-graduação.

Confira o EDITAL

Receba os melhores conteúdos sobre a Una