NAPI NAPI
 

Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (NAPI)

Como funciona

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (NAPI) coloca em prática a política de atenção ao estudante conduzindo programas e projetos amparados nos princípios de equidade e inclusão, reconhecimento e
Valorização das diferenças e pelo compromisso com a permanência e o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes no Ensino Superior.

NAPI

Saiba tudo sobre nosso
NAPI

  • NAPI

    • Quem somos

      O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (NAPI) coloca em prática a política de atenção ao estudante conduzindo programas e projetos amparados nos princípios de equidade e inclusão, reconhecimento e valorização das diferenças e pelo compromisso com a permanência e o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes no Ensino Superior.

      A principal ação do NAPI é assegurar os recursos necessários à equidade nas relações e potencializando aprendizagens significativas, favorecendo o desenvolvimento de competências variadas que levem todas as pessoas a terem sucesso em seu projeto de vida acadêmica.

      Resumindo, o NAPI vem a contribuir com o compromisso de transformar o país pela educação dentro Ecossistema Ânima. Seguem algumas das ações realizadas pelo setor:

      – Apoio Psicopedagógico (individual e em grupo);
      – Acolhimento e encaminhamento em saúde mental (o setor não realiza psicoterapia, mas acolhe e encaminha a demanda para rede parceira);
      – Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos estudantes com deficiência;
      – Apoio aos docentes;
      – Oficinas, palestras, rodas de conversas relacionadas à aprendizagem, inclusão, saúde mental, diversidade e direitos humanos;
      – Projetos, pesquisas e imersões relacionadas aos objetos de atuação do setor.

      Se você é estudante matriculado na Una, se interessou e/ou quer conhecer melhor o trabalho do NAPI, agende um atendimento!

      Solicitação via Ulife: Serviços > Solicitações Online > Tipo de solicitação: Agendamento e orientação – Núcleo de Apoio Psicopedagógico

    • Documentos e materiais de orientação / Portfólio virtual

      Documentos e Materiais de Orientação

      – Política de Atendimento Psicopedagógico
      – Política para Ações Afirmativas de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e da – Igualdade Étnico-Racial
      – Regulamento do Conselho de Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos (CRCD)
      Guia de Inclusão do Estudante: Todos Fazem Parte
      Guia Aprender a Aprender: Descubra como Melhorar o seu Aprendizado

    • Ferramentas. técnicas e dicas

      Neste espaço o NAPI disponibiliza para toda comunidade acadêmica conteúdos relacionados ao escopo de atividades do setor, no intuito de contribuir com ferramentas, técnicas e dicas para potencializar os estudos, organizar suas atividades, e assim, contribuir com o desenvolvimento de suas habilidades e competências. O material a seguir é uma prévia do que o NAPI pode oferecer em seus atendimentos Psicopedagógicos individuais e/ou em grupo. Fiquem à vontade para acionar o setor, caso tenham dúvidas com relação aos conteúdos, ou até mesmo, para agendarem um atendimento. Aproveitem!

      Planner

      Vocês precisam de uma ferramenta para auxiliá-los na organização e planejamento? O NAPI apresenta para vocês o planner, uma estratégia necessária para planejamento pessoal e profissional, pois registra de forma estruturada e organizada suas atividades do dia a dia. Aquela leitura de um artigo importante, a entrega de um trabalho, o encontro de um grupo de estudos e até a prova que precisamos ir bem são registradas neste planejador, que tem por objetivo organizar em um único espaço, datas, compromissos, metas de curto e longo prazo, projetos, reflexões importantes e diversos outros registros.

      Os formatos mensal e semanal são os modelos de planners mais utilizados; enquanto o primeiro é mais completo, podendo indicar eventos e metas, o segundo é mais básico, onde você poderá registrar seus compromissos diários de forma mais detalhada.

      IMPORTANTE: O Planner, por si só, não é capaz de resolver os impactos de organização e planejamento. Para saber como utilizar de forma adequada e identificar o melhor planejador para sua demanda, acione o NAPI.

      – Clique AQUI para ver o Planner mensal
      – Clique AQUI para ver o Planner semanal
      – Clique AQUI para ver o planejamento mensal e semanal.

      Leitura e Escrita de Textos acadêmicos

      Você sabia que adotando algumas técnicas de leitura e escrita, a compreensão dos artigos pode ficar mais simples?

      Os artigos acadêmicos são fontes confiáveis e atualizadas de informação, pois partem de uma pesquisa científica. Por isso, são excelentes para você construir o referencial teórico nos seus trabalhos acadêmicos.

      Cultivar uma boa leitura é a melhor estratégia para ler e escrever melhor. Adote o hábito de ler diariamente e não leia apenas para entregar tarefas aos professores. Escolha conteúdos de seu interesse, mas também selecione outras opções para ampliar o seu conhecimento, isso irá ajudara aumentar o seu repertório para escrever ou falar sobre algo.

      – Clique AQUI para conhecer as dicas.

      Dicas de Estudos

      Organizar o material e o seu ambiente de estudos, influenciam diretamente na sua concentração e na sua capacidade de aprender e ler melhor. Manter a ordem é um pré-requisito para obter bons resultados e aumentar a eficiência na prática de diferentes atividades cotidianas. A organização do espaço destinado ao desenvolvimento dos estudos permite uma melhor gestão do tempo, evita perda de materiais, estabelece um ambiente agradável, bem como auxilia na manutenção do foco. Portanto, se está difícil se concentrar nos estudos, comece organizando o seu espaço. Coloque em prática as nossas dicas e decida quais são mais eficazes para você!

      Clique AQUI para conhecer as dicas de estudo dirigido.
      Clique AQUI para conhecer as dicas de concentração e aproveitamento.
      Clique AQUI para conhecer as dicas de compreensão textual.
      Clique AQUI para acessar o dicionário temático.

      Aulas Digital: Como adaptar a esse modelo durante a pandemia!

      Durante as aulas seja ousado, questione, faça perguntas e use os recursos disponíveis na sala virtual (chat, levante a mão). Seja crítico, busque a verdade. Nunca se preocupe com o que os colegas falem ou pensem. Converse com o professor, expondo para ele seus questionamentos, ideias, críticas e sugestões.

      Confira aqui as dicas e curiosidades, que o NAPI traz para você, de como aproveitar melhor suas aulas virtuais, que além de oportunizar a autoaprendizagem, desenvolve a autonomia e a iniciativa.

      Clique AQUI para conhecer as dicas.

      Concentração

      Você tem dificuldade de concentração? Você já tentou estudar e sua mente ficou vagando entre um pensamento e outro sem se concentrar nos estudos? Isso é muito frustrante, não é? Mas fique tranquilo! A solução para esse impasse pode estar na organização e elaboração de estratégias de estudo. Por isso, trouxemos para você dicas que podem ajudar a manter o foco. Veja quais se adaptam melhor a você.

      Clique AQUI para conhecer as dicas.

    • Cartilha NAPI - Saúde Mental na Comunidade Acadêmica

      Cartilha NAPI. Clique AQUI e saiba mais.