Una Pouso Alegre recebe Selo de Acessibilidade
 

Matéria

Una Pouso Alegre recebe Selo de Acessibilidade

25 / Agosto / 2022

Faculdade é a primeira instituição de ensino superior em Pouso Alegre a receber a classificação

Nesta terça-feira, 24, a Una Pouso Alegre, integrante do Ecossistema Ânima Educação recebeu através do movimento “Acessibilidade em Ação”, o “Selo de Acessibilidade“ que classifica a instituição como agente de promoção da inclusão e acessibilidade. Ao classificar espaços como acessíveis, o movimento considera alguns requisitos como equipamentos disponíveis, infraestrutura, rampas para acesso, entre outros.

“É uma honra para nós, enquanto instituição de ensino superior, recebermos esse reconhecimento. Tanto a acessibilidade, quanto a inclusão são pilares que sustentam a unidade e os quais temos muito compromisso. Sempre iremos nos posicionar a favor desses eixos, e por isso seguimos trabalhando juntos, acreditando que a cada dia Pouso Alegre se torne uma cidade ainda melhor”, afirma o diretor da Una Lafaiete, Vinícius Vieira Costa.

De acordo com a Constituição Brasileira, é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. A exemplo, a lei de acessibilidade n° 10.098, que prevê que os ambientes sejam adaptados para promover a inserção de todos os tipos de deficiência. Ainda segundo essa lei, é preciso atender ao público cadeirante, deficientes auditivos, visuais e mentais.

No Brasil, muitas universidades ainda precisam rever a questão da inclusão em seus espaços. “Parabenizamos a Una por oferecer equipamentos, rampas de fácil acesso, banheiros adequados em todos os andares, vagas de estacionamento adequadas e monitoradas, necessários para nossa acessibilidade. Vamos juntos, trabalhando em prol da inclusão em Pouso Alegre e região”, completa Fernando Rodrigues, integrante do projeto acessibilidade em ação.

Projeto de extensão em prol da acessibilidade é finalista do Shark HUB do Ânima HUB

O Shark HUB é o evento de apresentação dos trabalhos de destaque das Squads do HUB de alunos e professores das instituições do Ecossistema Ânima Educação sendo as faculdades USJT, IBMR, Una, UniBH e Unicuritiba. Ao todo, 110 projetos foram inscritos no Shark Hub deste ano que se encerra nesta quinta-feira, 25. Dentre os quatro projetos finalistas, destaca-se o projeto de construção de cadeira elétrica desenvolvido por alunos da Una Pouso Alegre. O Evento será transmitido pelo canal do Youtube para mais de dez mil alunos dos cursos de Tecnologia da Informação e Computação do Ecossistema Ânima, através do Tech Week.

“A iniciativa para a construção da cadeira elétrica nasceu dentro do projeto de extensão intitulado “Inclusão ao Cubo”, no qual uma das vertentes está relacionada com tecnologia assistiva, ou seja, desenvolvimento de equipamentos que assessoram pessoas com qualquer tipo de deficiência ou problemas de mobilidade, a um custo muito baixo”, explica Adriana Izidoro, coordenadora do projeto de extensão dos cursos de engenharia da Una Pouso Alegre.

A cadeira de rodas é um equipamento de grande importância e indispensável para pessoas com deficiência parcial ou total de locomoção. Há no mercado uma grande variedade de modelos e tecnologias de cadeiras de rodas, mas o acesso é muito restrito devido ao alto custo, principalmente dos modelos motorizados mais sofisticados que dão maior autonomia e liberdade aos usuários proporcionando maior inclusão.

De acordo com a Una, a equipe de fisioterapia realizou pesquisas em relação à segurança e ergonomia, critérios que se não forem levados em consideração, a longo prazo, tornaria a cadeira prejudicial à saúde do indivíduo. “Podemos dizer que a proposta do projeto de desenvolver uma solução simples a um menor custo é relevante pois em um rápido comparativo podemos ver a grande diferença de preço entre a cadeira motorizada existente no mercado e a do nosso projeto”, completa.

“O desenvolvimento desse projeto nos possibilitou colocar em prática o que aprendemos dentro da sala de aula e também fora dela, aplicando esse conhecimento em favor da sociedade”, afirma Fábio Fernandes, aluno do curso de Engenharia Mecânica.