Lumiar – X Festival Interamericano de Cinema Universitário
 

Matéria

Lumiar – X Festival Interamericano de Cinema Universitário

19 / Outubro / 2023

De 25 a 29 de outubro com programação gratuita

 

O Lumiar – Festival Interamericano de Cinema Universitário comemora seus 10 anos celebrando toda forma de amor. Depois de receber 193 inscrições de três países, sendo Brasil, Argentina e Cuba, 24 filmes foram selecionados para a Mostra Competitiva Interamericana do Festival Lumiar. A programação terá início na próxima quarta-feira, dia 25, no Cine Humberto Mauro, totalmente gratuita. Haverá distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

Realizado pelo curso de Cinema e Audiovisual da Una, o Lumiar terá duas sessões retrospectivas com filmes que marcaram os 10 anos do festival. A abertura terá como convidada especial Mariana Mol, produtora e pesquisadora do audiovisual. Também participa o diretor de cinema Higor Gomes, que irá apresentar “Ramal”, seu mais recente curta agraciado com prêmios no Festival de Vitória e no Olhar de Cinema de Curitiba. O bate-papo terá a mediação do professor e coordenador do festival, Daniel Veloso, que destaca a importância da edição.

O Lumiar se consagra como o festival de cinema universitário mais longevo das américas, sendo uma plataforma que propõe a discussão da percepção por parte da comunidade universitária de discutir o que está acontecendo, sendo produzido e pensado. O festival celebra essa reunião de novos cineastas e que apresentam o que será o futuro do cinema nacional e latino americano, afirma.

 

Programação diversa e gratuita

E como carro chefe da programação, a Mostra Competitiva Interamericana traz a diversidade da produção universitária nacional e internacional para a tela do Cine Humberto Mauro. Os filmes são de todas as regiões do Brasil, além de Cuba e Argentina. Um verdadeiro panorama da produção cinematográfica universitária contemporânea.

A edição de 2023 homenageia o cineasta Marcelo Caetano, com a exibição do longa-metragem Corpo Elétrico (2017). Marcelo atua como diretor, roteirista e produtor de elenco para Cinema e TV. Estreou como diretor no curta A Tal Guerreira (2008) e começou a ser reconhecido a partir do drama Bailão (2009), premiado como Melhor Curta-Metragem no Cine PE 2010. Marcelo alçou fama nacional com Corpo Elétrico, longa de temática LGBT pelo qual foi premiado nos festivais de Guadalajara e Queer Lisboa.

Haverá também as sessões Toda Forma De Amor, com curadoria de dois ex-alunos da Una, Larissa Bicalho e Rodrigo Azevedo. Eles foram convidados a montar uma sessão que tivesse como temática o amor e o resultado serão sessões que mostram a potência e a diversidade do assunto no cinema. Serão exibidos filmes como Temporal de Michel Ramos e Maíra Campos (2020), Fantasmas de André Novais Oliveira (2010) e Com amor, Andrade de Ítallo Vieira (2023).

O festival também contará uma oficina com Gabriela Barbosa e vai abordar aspectos estéticos e linguísticos do tema O Romance no Cinema e na Literatura. A oficina é gratuita e aberta ao público com inscrições prévias pelo site do festival. Toda a programação pode ser conferida no site: una.br/lumiarfestival

 

Serviço

X LUMIAR – Festival Interamericano de Cinema Universitário

De 25 a 29 de outubro, no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes, Av. Afonso Pena, 1537 – Centro), no Campus Liberdade (rua da Bahia, 1.764, Lourdes).

Todas as sessões e encontros são abertos ao público geral e gratuitos, com distribuição de ingressos 30 minutos antes dos eventos.